MPRJ integra campanha nacional ‘Justiça Começa Pela Vítima’

Lançada no neste domingo (01/08), a campanha pretende conscientizar pessoas que sofreram algum tipo de violência sobre seus direitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do MPRJ, no Centro do Rio - Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) integra a campanha de conscientização de vítimas de violência, iniciativa do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), lançada no neste domingo (01/08). A campanha tem o objetivo de conscientizar pessoas que sofreram algum tipo de violência sobre os seus direitos, bem como a quais órgãos podem e devem recorrer.

Entre as ações da campanha, serão vinculados em redes sociais, por meio de uma linguagem simples e inclusiva, materiais contendo explicação de temas relacionados à violência contra mulher, como por exemplo, a diferença entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Judiciária. Além disso, serão abordados os direitos das vítimas (ao ressarcimento, à informação, ao tratamento digno, ao apoio jurídico, a ser ouvida, e aos serviços de apoio).

A presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei, explica que a iniciativa coloca o tema em destaque e estimula a discussão em todo o país.

“É necessário reforçar a comunicação e levar informações que orientem com clareza as vítimas que, em muitos casos, não sabem por onde iniciar a busca por justiça. Com a nacionalização da campanha, chegaremos a muitos lugares, conscientizando e orientando a comunidade de um modo geral, especialmente, as pessoas que buscam seus direitos”, esclarece a procuradora.

Advertisement

As estatísticas nacionais ajudam a corroborar a importância de campanha. Em 2020, segundo o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou 29,1 mil tentativas de homicídios no país e 532.363 casos de lesão corporal dolosa. Outro dado importante, é que segundo a mesma pesquisa, no ano passado foram contabilizados 519.568 roubos a transeuntes, 32.268 roubos a residências e  46.588 roubos a estabelecimentos comerciais.

Em alinhamento com a campanha nacional lançada pelo CNPG/GNCCRIM, o MPRJ realizará entre os dias 03/08 a 05/08, pela manhã, o “I Seminário Internacional sobre Direitos das Vítimas: O Ministério Público na promoção e garantia dos direitos das vítimas”, organizado por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB) e da Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas (CDV), vinculada à Coordenadoria de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ integra campanha nacional 'Justiça Começa Pela Vítima'
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui