MPRJ obtém informações de concessionária sobre proposta de execução de soluções para o esgotamento sanitário na Zona Oeste da cidade

A antecipação de metas de saneamento serão nos bairros: Barra, Recreio e Jacarepaguá; as ações serão apresentadas em agosto deste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Na última sexta-feira, (10/06), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve a informação da Concessionária Iguá Rio de Janeiro S.A sobre a proposta de execução de soluções de curtíssimo prazo para o esgotamento sanitário na Área de Planejamento nº 4 do município do Rio de Janeiro, correspondente a bairros da Zona Oeste da cidade, como Barra, Recreio e Jacarepaguá. 

Em virtude das contribuições apresentadas nas reuniões fomentadas pelo GT Segurança Hídrica/MPRJ e GATE/MPRJ, um conjunto de intervenções programadas para 2023, sem prejuízo das demais previstas no Caderno de Concessão, foi antecipado. As ações serão, agora, apresentadas em agosto deste ano, ocasionando imediato impacto sob o ponto de vista ambiental na região.

Com as obras a serem executadas, após o respectivo licenciamento pelo órgão ambiental – Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a estimativa é de que sejam beneficiadas, aproximadamente, seis mil pessoas com a implementação desse projeto de curtíssimo prazo, o que propiciará, em termos práticos, a destinação adequada de um volume de efluentes sanitários estimado em 2.500 m³, o que equivale a pouco mais de uma piscina olímpica por dia. 

Iniciativas do MPRJ

Advertisement

No dia 03/06, o Grupo Temático Temporário voltado à Garantia da Segurança Hídrica (GT Segurança Hídrica/MPRJ) e o Grupo de Apoio Técnico (GATE/MPRJ) participaram de reunião virtual com representantes da Iguá Rio de Janeiro e do PSAM (SEAS) para tratar de determinadas questões relacionadas ao projeto Executivo do Sistema de Coleta em Tempo Seco e Interligações ao Sistema de Esgotamento Sanitário.

O encontro foi mais uma iniciativa do MPRJ para obter a atualização das informações sobre os investimentos em esgotamento sanitário em áreas irregulares da região, especialmente quanto à implantação do sistema de captação em tempo seco na região II do bloco 4 da concessão.

A reunião serviu para contribuir com a fase de maior detalhamento do projeto, de forma a viabilizar a execução de medidas em curtíssimo prazo com o aproveitamento dos grandes coletores de esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES – já existentes.

Com isso, foi possível aproveitar e racionalizar a infraestrutura existente, conferindo-lhe funcionalidade para o recebimento e transporte de vazão adicional de efluentes sanitários – que serão destinados à Estação de Tratamento de Esgoto BARRA, e não mais lançados in natura nos corpos hídricos da região, notadamente na bacia contribuinte do Canal do Anil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ obtém informações de concessionária sobre proposta de execução de soluções para o esgotamento sanitário na Zona Oeste da cidade
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Contra a CEDAE pouco se fazia… Não lembro de cobrarem dela, tanto que ficou mais de 50 anos sem universalizar a água e o esgoto fluminenses. Bastou conceder que o MP sai correndo para inquirir a todos…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui