Após decisão do MPRJ, Avenida Niemeyer é interditada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Niemeyer

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio notifica a interdição do tráfego de veículos da Avenida Niemeyer, em São Conrado, após o Ministério Público do Rio de Janeiro acionar a justiça na última segunda-feira (27/05). A CET-Rio e Guarda Municipal reforçaram a operação nos principais corredores da região, como a Rua Mário Ribeiro e a Av. Borges de Medeiros, que poderão ser afetados.

“Tragédia não tem data marcada para acontecer nem pode ser adiada em respeito ao prazo do artigo 10 do Código de Processo Civil. O fechamento incontinenti da Avenida Niemeyer é medida imperiosa até que sejam tomadas medidas capazes de garantir a segurança dos cidadãos que ali residem ou por ali transitam”, afirma a decisão da juíza titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, Mirela Erbisti.

O documento determina o fechamento imediato da via nos dois sentidos para circulação de veículos motorizados e não motorizados. A medida será adotada até que o laudo pericial conclusivo do Tribunal de Justiça do Rio se certifique da segurança para a circulação de automóveis.

No entanto, a Prefeitura do Rio de Janeiro recorreu à decisão do Ministério Público e não obteve sucesso. A Avenida Niemeyer liga São Conrado ao Leblon, na Zona Sul, e faz parte do eixo que vai da Zona Oeste ao Centro da cidade. Circulam em média 36 mil veículos pela via diariamente.

Advertisement

“Diante da gravidade da situação, de possíveis deslocamentos dos matacões, a Sobes RJ já havia se manifestado no sentido de fechar a via desde a semana passada. O ideal é fechar o trecho após o Vidigal para evitar problemas para a saída dos moradores. Após este fechamento parcial, tem que ser feito um estudo geotécnico detalhado da contenção de encosta. Este problema não é novo. Tem que ser resolvido de forma definitiva. Não adiantam mais medidas paliativas”, diz o engenheiro civil Ricardo Viegas, presidente da Sobes Rio – Sociedade de Engenharia de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.

São esperados impactos no trânsito na região da Zona Sul, principalmente Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado, além de reflexos significativos na saída da Barra da Tijuca pela Av. Armando Lombardi. Recomenda-se que os motoristas utilizem rotas alternativas para a ligação Barra da Tijuca – Zona Sul/Centro, como a Linha Amarela, o Alto da Boa Vista e a Grajaú-Jacarepaguá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após decisão do MPRJ, Avenida Niemeyer é interditada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui