O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta terça-feira (14/12), uma perícia no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, onde nove corpos foram encontrados, em um manguezal, no bairro das Palmeiras, no dia 22 de novembro, após ação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio. O objetivo é fotografar e fazer um estudo topográfico da região para confrontar com as informações recebidas através de denúncias feitas por moradores das comunidades.
Participaram agentes do Grupo de Atuação Técnica e Especializada (GATE), da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT), ambos do MPRJ; além de peritos criminalistas da PMERJ. Promotores de Justiça que atuam perante a Auditoria Militar também estão presentes acompanhando as análises.
Até o momento, a Promotoria de Justiça Militar já ouviu 10 policiais Militares que declaram ter participado da operação no Salgueiro no dia 20 de novembro e ouvirá, na tarde desta segunda-feira, mais quatro PMs, além de moradores da região.
O MPRJ ressalta que no decorrer das investigações podem ser necessárias novas oitivas de testemunhas para esclarecimentos dos fatos ocorridos.