MPRJ recomenda maior controle e segurança sanitária nos postos de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura do Rio tem o prazo de 10 dias úteis para responder às recomendações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução:

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), expediu, nesta sexta-feira (05/03), recomendação ao Município do Rio, na pessoa do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para adoção de medidas de maior controle da execução do plano de vacinação contra a Covid-19. A recomendação decorre de vistoria realizada o dia 25/02, promotores vistoriaram seis postos de vacinação na cidade.

Entre as medidas, está o efetivo cumprimento ao distanciamento social nas filas nos postos de vacinação que pode ser feito por marcações no chão, pela designação de funcionários para controle da fila ou de outra forma de organização adequada. O incremento das medidas de controle em relação ao descarte de todos os frascos de vacina já utilizados, com a adoção de medidas como a implantação de câmeras de segurança nos locais de contagem e armazenamento e descarte desses frascos, ou pelo recolhimento dos mesmos, realizando-se a contagem dos vazios, também estão inseridos nas recomendações.

Compõe ainda as recomendações, o isolamento, de forma efetiva, dos locais onde os frascos de vacina já utilizados são armazenados antes de serem recolhidos para encaminhamento ao descarte final. Esta medida, tem como objetivo de impedir fisicamente o acesso de terceiros não autorizados e limitação ao número de pessoas autorizadas a acessar o local.

A prefeitura do Rio tem o prazo máximo de dez dias úteis para responder às recomendações. A resposta terá que ser feita por escrito, informando se haverá cumprimento das medidas recomendadas, relatando as ações tomadas, ou indicando as razões para o não acatamento das medidas determinadas pelo MPRJ.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ recomenda maior controle e segurança sanitária nos postos de vacinação contra a Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui