Mudança da ALERJ para prédio do BANERJ começa no início de 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Funcionários fazem visita a área do plenário na futura sede da Alerj
Foto: Rafael Wallace

A mudança de sede da ALERJ para sua nova sede no antigo prédio do BANERJ, o Edifício Lucio Costa, também conhecido com Banerjão, em frente ao Buraco do Lume, deve começar a partir do recesso parlamentar do início de 2020. A mudança começaria pelos setores administrativos da Casa, até que as atividades que hoje acontecem em três prédios sejam unificadas no edifício do antigo Banerj, que foi totalmente reformado. A informação foi divulgada pelo diretor-geral da Casa, Wagner Victer, nesta segunda-feira (19/08), durante reunião da Comissão Especial de Modernização Tecnológica da Casa.


Ao final deste ano, durante o recesso, faremos já a mudança do prédio administrativo da rua Alfândega para a nova sede. No meio do ano que vem será feita a mudança de alguns gabinetes. O novo prédio, o edifício Lúcio Costa, vai permitir uma maior integração de todas as atividades do sistema legislativo fluminense. Acreditamos que o prédio é uma evolução, as obras estão sendo executadas com um valor muito inferior à metade que seria se fosse construído um prédio novo, permitindo que haja o plenário junto com as atividades administrativas e uma série de outras atividades que são feitas dispersas hoje”, ressaltou.

Victer lembrou que estão sendo gastos R$ 156 milhões com as obras no edifício, que contaram com a reutilização de materiais e seguem determinações de acessibilidade e de sustentabilidade, com o reúso de águas. Segundo ele, que é engenheiro, a construção de um novo prédio custaria pelo menos R$ 400 milhões. O diretor-geral explicou que, entre as intervenções que ainda estão pendentes para permitir a mudança estão a aquisição de mobiliário, a estruturação de cabeamento do edifício, além da autorização do Corpo de Bombeiros para o funcionamento da nova sede.

O presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch (PSL) afirmou que o objetivo é planejar uma operação assistida para monitorar os acessos e atividades de pelo menos 3.000 pessoas entre parlamentares e funcionários. “Imagina essas pessoas trabalhando simultaneamente e chegando juntas no novo prédio? A ideia é discutir um ajuste fino, inclusive de uso do edifício. Sabemos que atualmente o prédio anexo é muito mal utilizado. Tem problemas sérios de estrutura e conservação. Precisamos mudar esse conceito para que o novo prédio, de fato, seja uma referência no estado do Rio de Janeiro”, disse o parlamentar.

Advertisement

O Banerjão tem 31 andares, e foi construído em 1960 para ser sede do então Banco do Estado da Guanabara, o BEG, e com a fusão virou sede do Banco do Estado do Rio de Janeiro, o Banerj, que foi incorporado ao Itaú em 2004. E depois passou a sediar órgãos públicos, até ser adquirido pela ALERJ.

Antes de criticar a mudança, a atual sede da ALERJ, no Palácio Tiradentes realmente não suporta mais o número de pessoas que passam pelo local, nem a equipe. O mesmo acontece com a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que tem uma estrutura muito pior que da ALERJ atualmente e sem previsão de mudança.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mudança da ALERJ para prédio do BANERJ começa no início de 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui