Mudanças no Museu do Amanhã: funcionamento às segundas e novo espaço multiuso

O Museu do Amanhã agora abre às segundas-feiras e fecha às quartas, ampliando o acesso para turistas e cariocas. Além disso, o átrio foi reconfigurado para ser um espaço gratuito e multiuso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Museu do Amanhã, um dos cinco museus mais visitados do Brasil, traz novidades para 2024. Agora, a instituição passará a funcionar às segundas-feiras e fechar às quartas, facilitando o acesso para turistas e moradores. A mudança visa ampliar as opções culturais nos feriados prolongados e incentivar um dia extra de visitação no roteiro turístico do Rio.

Além da reconfiguração do calendário, o museu reformulou seu átrio, transformando-o em um espaço multiuso de livre acesso. A entrada no local será gratuita, permitindo que o público circule livremente e participe de atividades sem precisar passar pela bilheteria. Os ingressos serão exigidos apenas para as exposições, podendo ser adquiridos online ou em totens na entrada.

“Essa mudança representa um avanço na democratização do acesso ao Museu do Amanhã. Queremos que a área de convivência seja um espaço vivo, repleto de atividades gratuitas para o público”, afirmou Cristiano Vasconcelos, diretor executivo do museu.

Mais oportunidades para turismo e cultura

Segundo o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, a decisão de abrir às segundas-feiras segue uma tendência global para estimular o turismo cultural.

“Estamos adotando uma estratégia que amplia as opções de lazer na cidade, permitindo que turistas prolonguem sua estadia no Rio e que os cariocas tenham mais oportunidades para visitar o museu”, explicou Padilha.

Evento inaugural com música e debates gratuitos

Para marcar a reabertura do átrio, no dia 27 de março, o espaço receberá uma apresentação musical performática com Oderiê e Dessa Ferreira, sob curadoria do selo transmídia Mi Mawai. O evento antecede mais uma edição da série de debates “Encontros Para o Amanhã”, que será realizada no Observatório do Amanhã.

O encontro contará com a participação da escritora Eliane Potiguara, da artista plástica Tadáskia e de Lula Wanderley, criador do projeto terapêutico Espaço Aberto ao Tempo, inspirado nos princípios de Nise da Silveira. A mediação será feita por Fabio Scarano, curador do Museu do Amanhã e professor da UFRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mudanças no Museu do Amanhã: funcionamento às segundas e novo espaço multiuso
lapa dos mercadores 2024 Mudanças no Museu do Amanhã: funcionamento às segundas e novo espaço multiuso

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui