Muito além da caipirinha: um guia para gringos festeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Mel Gadelha

Posto 9 Você está sentado com um grupo de amigos em um bar e daí chega um gringo, muito tímido e tentando arranhar o Português, e pergunta o que tem de bom para fazer no Rio. Como todo bom carioca, que é simpático e solidário (ou tenta ser), a dica vem logo à mente. No entanto, com ela surgem aquelas dúvidas sobre como explicar para o gringo a "boa" de cada dia da semana, em diferentes turnos… ou como melhor orientá-lo ao pegar um táxi, ir naquele point da praia ou até mesmo para ser bem atendido em um boteco. Muitos cariocas já passaram por esta situação e, caso ainda seja inédita, um dia passarão.

 

Pensando em melhor orientar os turistas estrangeiros que realmente querem curtir a Cidade Maravilhosa sem cair em nenhuma furada, foi lançado o Guia Rio For Parties (Guia Rio Para Festeiros), com um estilo bem humorado, que reflete o espírito carioca e dá dicas a turistas festeiros de locais para aproveitar o Rio de Janeiro como um "local", como dizem na gíria. O Guia oferece uma lista de locais para aproveitar antes, durante e depois da praia, como cafés, quiosques, restaurantes, atividades ao ar livre, esportes que são feitos na praia, e muitos outros.

Advertisement

Escrito por Cristiano Nogueira, que já teve que acudir alguns gringos em apuros durante a busca pela melhor programação, o livro está na sétima edição e é sucesso de vendas entre as publicações do setor, tendo recebido alguns dos principais prêmios, como o de melhor guia de viagens, da North American Travel Journalist Association e nota máxima dos críticos do Amazon.com.  E é o único guia, no Rio de Janeiro, traduzido em seis idiomas!

 

E as dicas, como vocês já puderam perceber, vão muito além da caipirinha e de um passeio por Copacabana. A publicação também retrata a body language dos cariocas desde os principais símbolos gestuais que usamos, como OK; traga a conta, por favor; quanto custa e mais uma cerveja.

Todas as sugestões de locais vêm acompanhadas de telefone, endereço e site, além de uma breve apresentação, para que o turista não encontre nenhuma dificuldade de acesso. Na contracapa do livro existem dezenas de cupons promocionais, que dão direito a drinks em pubs, sobremesas em restaurantes, descontos em entradas, entre outros.

 

Segundo Cristiano, a idéia foi estereotipar alguns tipos de pessoas, para que o estrangeiro não encontre dificuldade ao tentar uma aproximação e até mesmo uma investida mais casual. "Muitos amigos e amigas gostariam de conhecer melhor homens e mulheres cariocas, mas não sabiam como puxar assunto ou até mesmo identificar qual tipo era o mais adequado ao seu perfil. Hoje, com o guia, vários casais e amizades já nasceram a partir das dicas que o mesmo oferece", revela o autor do guia.

 

Quem quiser conferir, o Guia Rio For Parties está à venda por R$ 44,95, nas principais livrarias, bancas e hotéis do Rio de Janeiro e sites de compras de livros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Muito além da caipirinha: um guia para gringos festeiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui