Mulheres ainda são minoria na Câmara de Vereadores do Rio

Com apenas 20% de candidatas eleitas, o índice é maior do que em 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: vereadora Rosa Fernandes (PSC) - divulgação Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Apesar da tentativa de incentivo à candidaturas femininas, mulheres permanecem com pouca expressão na Câmara de Vereadores do Rio. Entre os 51 vereadores eleitos nas eleições de domingo, 15/10, somente 10 são mulheres, o que corresponde à 20% do total de parlamentares que ocuparão a próxima legislatura.

Atualmente, a  legislação determina que o percentual mínimo de 30% de candidaturas seja ocupado por candidatas mulheres e ainda que ainda que 30% do fundo eleitoral dos partidos sejam repassados para campanhas femininas. Mas mesmo assim, o crescimento de vitórias de mulheres tem ocorrido em índices pequenos.  

Além da inexpressiva quantidade de mulheres entre as eleitas nesta eleição a questão racial também ainda se mostra desigual. Entre as eleitas, 6 parlamentares se declararam brancas. As candidatas eleitas que não se declararam brancas são: Tainá de Paula (PT), Tânia Bastos (Republicanos), Laura Carneiro (DEM) e Thaís Ferreira (PSOL).

No ano de 2016 o cenário foi ainda pior, dentre as 7 candidatas eleitas, somente 2 se declararam negras, Marielle Franco (PSOL), que foi assassinada em 2018, e Tânia Bastos (Republicanos).

Advertisement

A mulher mais bem votada para Câmara de Vereadores nesta eleição  foi Rosa Fernandes (PSC) com 26 mil votos. De acordo com informações do site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a parlamentar está no sétimo mandato consecutivo na instituição e pela segunda vez foi a vereadora mais votada da cidade.

Já em segundo lugar Tainá de Paula (PT), que em sua primeira eleição teve quase 25 mil. Com 22 mil votos, Monica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco, foi a terceira vereadora eleita mais bem votada. Veja a lista completa de vereadoras eleitas e a quantidade de votos obtidos:

  1. Rosa Fernandes (PSC) – 26.409
  2. Tainá de Paula (PT) – 24.881
  3. Monica Benício (PSOL) – 22.919
  4. Teresa Bergher (Cidadania) 21.131
  5. Vera Lins (PP) – 19.242
  6. Tânia Bastos (Republicanos) – 19.027
  7. Verônica Costa (DEM) – 17.939
  8. Luciana Novaes (PT) – 15.311
  9. Laura Carneiro (DEM) – 14.646
  10. Thais Ferreira (PSOL) – 14.284

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mulheres ainda são minoria na Câmara de Vereadores do Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui