Mulheres de Campos ganham projeto de defesa pessoal e apoio psicossocial

O Empoderadas vai atuar no combate à violência física, no atendimento psicológico, além de oferecer capacitação profissional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio e da Prefeitura de Campos / Foto: Aldo Vianna

A cidade de Campos, no Norte Fluminense, vai ganhar o primeiro polo do Projeto Empoderadas, nesta terça-feira (12), às 18h. O projeto, que é resultado de uma parceria entre a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, é destinado ao combate à violência de gênero e funcionará na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, cujo espaço foi cedido pela Fundação Municipal de Esportes (FME). O evento contará com a participação do prefeito Wladimir Garotinho (PSD).

Através do Empoderadas, as mulheres poderão identificar as principais situações de risco e a forma mais adequada de sair delas através do uso de técnicas esportivas de defesa. O projeto também permitirá que as mulheres tenham acesso a noções básicas relacionadas aos seus direitos e às leis que as protege.  A lutadora de Jiu-Jitsu, MMA e especialista em Segurança Feminina, Érica Paes, será a superintendente do projeto. Érica também é fundadora dos projetos “Eu sei me defender” e “Empoderadas”.

A subsecretária municipal de Política para as Mulheres, Josiane Viana, ressaltou que o Empoderadas oferece outras ferramentas de fortalecimento social das mulheres na sociedade, como programa de capacitação profissional.

“Nosso trabalho é contra a violência. Mulheres estão sujeitas a passar por episódios difíceis em todos os lugares e, por isso, oferecemos ferramentas para que elas possam perceber o perigo, mas não só isso: qualificação profissional também é importante para que elas possam conseguir autonomia econômica”, disse a subsecretária.

Advertisement

São muitas as frentes nas quais o projeto Empoderadas vai atuar. O combate à violência física, nas suas mais variadas manifestações, é apenas um abraço da ação do projeto, que também oferecerá atendimento psicológico (com extensão para os filhos das alunas); cursos de capacitação e qualificação profissional e reintegração aos estudos.

A Prefeitura de Campos tem atuado de forma cada vez vigorosa contra a violência contra as mulheres no município. Em 2021, o prefeito Wladimir Garotinho criou uma subsecretaria específica para as mulheres e, em setembro, colocou em funcionamento o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

A cidade possui ainda um vascularizada rede de instituições que ajudam e protegem as mulheres vitimadas pela violência de gênero. A Casa Benta Pereira, de acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), e a Patrulha Maria da Penha do 8º BPM, são algumas delas

Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) – Rua dos Goytacazes, 257 – Parque Turf Club.

Casa Benta Pereira – Rua Dr. Júlio Barcelos, 249, Parque Benta Pereira

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) – Rua Cel. Ponciano de Azevedo Furtado, 47 – Parque Santo Amaro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mulheres de Campos ganham projeto de defesa pessoal e apoio psicossocial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui