Município do Rio gera 22 mil novos empregos formais no 1º semestre de 2021

Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apontam ainda que mais de 60% desses referidos trabalhos aconteceram nos meses de maio e junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

De acordo com a 3ª edição do Boletim Econômico do Rio de Janeiro, publicação mensal realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), foram gerados na capital fluminense, no 1º semestre de 2021, 22 mil novos empregos formais, sendo a maioria deles no setor de serviços.

Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta ainda que mais de 60% desses referidos trabalhos aconteceram nos meses de maio e junho.

Outro índice que demonstra o reaquecimento do mercado após o período de recessão ocasionado pela pandemia de Covid-19 é o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), que acumula uma alta real de 2,3% em 2021 (até maio) em comparação com o final de 2020.

Já comparando com o mesmo mês do ano anterior, o IAE-Rio cresceu 13,5%. Os dados positivos fizeram a SMDEIS rever a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), aumentando para 5,4% após a queda estimada de 5,6% em 2020.

Advertisement

”O ano passado foi muito cruel para a economia mundial. Graças à vacina, os mercados estão se recuperando e podemos dar boas notícias aos cariocas. A expectativa é de um segundo semestre ainda mais aquecido, com mais geração de empregos e renda para a população”, diz Chicão Bulhões, secretário responsável pela SMDEIS.

Vale ressaltar também que a taxa de inflação no Rio nos últimos 12 meses terminados em junho foi de 6,8%, abaixo da taxa brasileira (8,3%). A alta dos preços na cidade foi puxada principalmente pelo aumento de 13,1% na alimentação do domicílio e de 9,6% nos preços administrados pelo governo (gasolina, gás e energia elétrica).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Município do Rio gera 22 mil novos empregos formais no 1º semestre de 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui