Município do Rio registra 43 mil novos empregos formais em 2021

Desse total, 33% são referentes a agosto e mais de 80% nos últimos 4 meses; setor de serviços é o que mais criou oportunidades: 33 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Um relatório recente elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDEIS) do Rio de Janeiro aponta que, entre janeiro e agosto de 2021, a capital fluminense registrou 43,2 mil novos empregos, de maneira geral.

Desse total, 33% são referentes a agosto e mais de 80% nos últimos 4 meses. O setor de serviços é o que mais criou postos de trabalho: 33 mil. A nível de comparação, no mesmo período de 2020, foram 124,5 mil empregos a menos.

Para o secretário responsável pela SMDEIS, Chicão Bulhões, o avanço do processo de imunização contra a Covid-19 é o principal responsável pela retomada. ”A expectativa de um segundo semestre melhor para a economia está se concretizando. Com o avanço da vacinação, podemos voltar a pensar nos grandes eventos, como Réveillon e Carnaval, que vão aquecer ainda mais o mercado carioca”, diz ele.

Outro ponto importante a ser destacado é que o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), elaborado pela SMDEIS, cresceu 4% em julho em relação ao final de 2020. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, aumentou 7,2%.

Advertisement

Com a aceleração da vacinação, as perspectivas para a economia brasileira e carioca estão melhorando. Para o ano de 2021, estimativas preliminares da SMDEIS indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) do município do Rio deve crescer, em termos reais, 5,1%, após a forte queda de 2020, estimada em -5,7%.

A taxa de inflação na capital fluminense nos últimos 12 meses terminados em agosto foi de 8,7%, se mantendo abaixo da taxa nacional (10,2%). A alta dos preços na cidade foi puxada principalmente pela alta de 15% na alimentação do domicílio e de 12,2% nos preços administrados (como gasolina, gás e energia elétrica).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Município do Rio registra 43 mil novos empregos formais em 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui