Município promove ações de conscientização da violência contra a pessoa idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quarta-feira, 15/06, e para marcar a data foram programadas palestras e ações sobre o tema em regiões do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira, (15/06), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e para marcar a data a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida programou palestras e ações sobre o tema, destacando a necessidade de combate a esse crime.

A Prefeitura reforça que é possível denunciar casos por meio da Central 1746. Segundo o Núcleo de Assistência de Promoção e Proteção Social, nos cinco primeiros meses do ano foram 251 ocorrências. O Disque 100 é outro serviço disponível e, de janeiro a maio, foram 28.224 chamados para o número no país, referentes a esse tipo de maus-tratos.

Estão programadas para esta quarta-feira palestras nas casas de convivência Clara Nunes (Madureira), Maria Haydée (Gávea) e Padre Velloso (Botafogo) e, dia 27, na Bibi Franklin Leal (Tijuca). Também haverá ação de sensibilização no calçadão de Campo Grande, com distribuição do Estatuto do Idoso e de adesivos sobre os tipos de violência mais comuns, entre elas a física, a psicológica e a financeira. Mas, também ocorrem casos de abandono, negligência, autonegligência e maus-tratos sexuais. Esse último, apesar de ainda ser um tabu, ocorre com frequência.

À tarde será encerrado o Concurso de Poesia Palavra Viva 60+, no Museu da Justiça, com a entrega de medalhas e placas aos premiados.

Advertisement

O dia de conscientização foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, tornando imprescindíveis o debate sobre o assunto e o combate a agressões e tratamentos abusivos dentro e fora do ambiente familiar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Município promove ações de conscientização da violência contra a pessoa idosa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui