Municípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor

Cidade segue no Nível de Calor 4, quando há temperaturas variando de 40ºC a 44ºC, com previsão de permanência até sexta-feira (21)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A onda de calor que atinge a capital fluminense nesta semana fez um relógio de rua na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, registrar 52°C. Com as temperaturas extremas, municípios da região metropolitana adotaram medidas para reduzir os impactos. Na segunda-feira (17), às 12h35, o Rio alcançou o nível 4 de calor, o segundo mais alto em uma escala que vai até 5.

Apesar da previsão de temperaturas acima dos 40°C até sexta-feira (21), a prefeitura de Nova Iguaçu decidiu que nas escolas municipais as aulas seguem normalmente. No entanto, as faltas serão justificadas para quem optar por não levar os filhos. A Secretaria de Educação orientou sobre a necessidade de hidratação em bebedouros abastecidos com gelo de água filtrada, além da ingestão de frutas e legumes na alimentação escolar. As atividades ao ar livre foram suspensas.

A prefeitura autorizou o uso de bermudas para servidores municipais durante o expediente, assim como para motoristas de táxis, vans e kombis credenciadas, além de motoristas e trocadores de ônibus, até 31 de março.

Baixada Fluminense

Na Baixada Fluminense, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, consumindo bastante água, e evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, período de maior calor. Também orienta a umidificação de ambientes internos com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, além da permanência em locais sombreados, preferencialmente com vegetação ou climatização.

Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Educação reduziu, a partir desta terça-feira (18), o horário das aulas nas 110 unidades da rede municipal, incluindo escolas e creches. A medida, válida até 21 de fevereiro, busca garantir o bem-estar de alunos e profissionais da educação.

“É uma medida sensata para evitarmos transtornos, pois a temperatura está chegando a 40 graus e a sensação térmica é muito maior”, disse a secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat.

O turno da manhã vai de 7h30 às 10h. O turno da tarde será de 13h às 15h30 e o turno da noite terá horário normal. Escolas e creches de tempo integral vão funcionar de 8h às 11h30.

São João de Meriti

Devido à forte onda de calor, medidas emergenciais foram adotadas em São João de Meriti para esta semana, para garantir o bem-estar nas unidades escolares para alunos e servidores. O horário das aulas até 21 de fevereiro será turno da manhã das 7h30 às 10h, e turno da tarde, das 13h às 15h30.

Niterói

A Prefeitura de Niterói mobilizou equipes da Defesa Civil e da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios em vegetação. Caminhões-pipa foram enviados para reforçar a ação, já que o tempo seco prolongado tem favorecido a propagação das chamas.

Diante do cenário de altas temperaturas e baixa umidade, a Defesa Civil intensificou rondas preventivas. Nesta terça-feira (18), agentes, lideranças comunitárias e voluntários atuaram em áreas como Penha, Santo Inácio, Eucalipto (Horto do Fonseca) e Garganta (Africano e União).

A vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, Isabel Swan, disse que está fazendo monitoramento direto das ações. “Niterói vai receber apoio de guarnições de outras cidades para reforçar o combate ao fogo. O tempo seco prolongado tem favorecido a propagação das chamas e a cidade está em risco muito alto de fogo em vegetação. Agradecemos o trabalho das equipes empenhadas em combater o fogo e pedimos que todos façam a sua parte não colocando fogo em lixo ou próximo à vegetação”, afirmou Isabel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Municípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui