Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham pinturas de 18 artistas

Projeto de arte urbana, que contempla o trecho da Av. Rodrigues Alves entre os armazéns 10 e 18, tem viés social nas comunidades do entorno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Neste mês, o Rio de Janeiro recebe o ‘Rua Walls’, um projeto urbanístico de arte pública, aberta e acessível, que conta com a participação de 18 artistas, que irão transformar 1,5 km dos muros dos armazéns do Porto do Rio de Janeiro, na Avenida Rodrigues Alves, em obras de arte, integrando o porto à vida cultural e profissional da cidade. O início da exposição está previsto para o dia 27 de setembro.

O Porto do Rio de Janeiro, que completou 110 anos em julho, abraçou o projeto como uma grande ação de Responsabilidade Social, desde que foi apresentado um ano atrás. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra o Porto do Rio de Janeiro, autorizou a intervenção artística e o investimento foi custeado, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, pelas empresas arrendatárias dos terminais portuários – ICTSI Rio, Multiterminais, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Triunfo Logística.

A Zona Portuária ficou muito atrativa com a revitalização urbana realizada nos últimos anos e, agora, a Companhia Docas do Rio de Janeiro tem a oportunidade de também colaborar nesse trabalho com a implementação do projeto ‘Rua Walls’ nos muros do nosso Porto do Rio, em parceria com as empresas arrendatárias dos terminais”, afirmou o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.

PortodoRiodeJaneiroProjetoRuaWallsFotoMarcelloSanto2 Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham pinturas de 18 artistas
Foto: Divulgação

Para o presidente Laranjeira, as pinturas estreitarão a relação porto x cidade: “A Avenida Rodrigues Alves será transformada em um verdadeiro museu à céu aberto, atraindo cidadãos cariocas e turistas ao Porto do Rio, o que certamente vai promover ainda mais a região, já consolidada como referência histórica e cultural”.

Advertisement

Estamos apostando na cultura para transformar o entorno do Porto do Rio, mas também para transformar vidas. Assim, além de tornar a Avenida Rodrigues Alves em um ambiente atraente e revitalizado, estamos capacitando jovens moradores locais para atividades profissionais que eles poderão executar no futuro. Os muros revitalizados pelo projeto ‘Rua Walls’ trarão uma nova vida à região portuária”, explica Bruno de Sá, diretor-geral da Triunfo Logística e presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro (SINDOPERJ).

Segundo o diretor-presidente da Multiterminais, Luiz Henrique Carneiro, o crescimento econômico deve estar alinhado com a preservação dos recursos naturais e os aspectos sociais: “entregar este legado para a cidade e contribuir ainda mais com o desenvolvimento humano da região do Porto do Rio de Janeiro é o que queremos.”

Na ICTSI Rio, acreditamos no crescimento em sintonia com a comunidade. Participar desse projeto é a aplicação eficiente, de nosso propósito e valores, de incentivo ao desenvolvimento social. No ano em que comemora 110 anos, o Porto do Rio de Janeiro presenteia a sociedade com novos ares através da cultura”, explicou Roberto Lopes, Diretor Presidente da ICTSI Rio.

O projeto como um todo, que vai além da intervenção artística, pois envolve a participação da comunidade, está alinhado com a visão e os valores que a Bunge e a M. Dias Branco, acionistas do Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), possuem de usar a cultura como uma ferramenta de integração social”, explica Níveo Maluf, diretor do Terminal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham pinturas de 18 artistas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui