Museu da Cidade faz 87 anos com programação cultural gratuita

Agenda inclui show de jazz no jardim com a banda Café Pingado e o lançamento do audioguia lúdico “Rio das crianças em tempo de festa”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cout Produções

Em comemoração aos 87 anos de criação do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, a programação deste fim de semana terá show de jazz no jardim com a banda Café Pingado (sáb, às 10h30) e o lançamento do audioguia lúdico “Rio das crianças em tempo de festa”, da Magalona Produções, com recursos da Lei Aldir Blanc (dom, às 10h30). Ambos gratuitos e com entrada livre.

O Museu da Cidade foi criado em 1934 pelo então prefeito Pedro Ernesto (1931-1936). A primeira sede foi o Palácio da Prefeitura, na Praça da República. Em 1941, foi transferido para o Parque da Cidade, mas, dois anos depois, mudou-se novamente, desta vez para uma escola na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, pois o solar do Parque da Cidade precisava passar por obras. O Museu só retornou ao Palacete na Gávea em 1948, na administração do ex-prefeito Ângelo Mendes de Moraes (1947-1951).

Atualmente, possui um acervo de aproximadamente 24 mil peças, entre as quais estão importantes coleções, tais como:

Augusto Malta: 6,5 mil imagens mostrando diversos aspectos, períodos e personalidades, com destaque para as fotografias de Augusto Malta.

Advertisement

Marc Ferrez: conhecido por seu talento em registrar paisagens da cidade do Rio de Janeiro, sua característica inovadora fez dele precursor de diferentes técnicas fotográficas.

Aquarelas: de Thomas Ender e Adalberto da Prússia, retratando o Rio de Janeiro do início do século XIX.

Gravuras e litogravuras: imagens da cidade nos períodos colonial e imperial, com ênfase para as de autoria de Maria Graham, Eugène Cicéri, Friedrich Hagedorn, Debret e Rugendas.

Estandartes do século XIX: tem como destaque o Estandarte do Senado da Câmara, utilizado na recepção da família real portuguesa em 1808.

Coleção Guilherme Guinle: constituída por objetos de arte decorativa que pertenceram ao último morador da propriedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da Cidade faz 87 anos com programação cultural gratuita
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui