Museu da Imagem e do Som recebe indicação ao ‘Oscar dos Museus’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Interior do Museu da Imagem e do Som - Foto: Gui Maia

O Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi indicado ao Leading Culture Destinations (LCD Awards), considerado o ”Oscar dos Museus”, que promove o intercâmbio cultural entre diversos locais do mundo.

O MIS está concorrendo na categoria ”Melhor Destino Cultural na América Latina”, em reconhecimento à sua importância para a vida artística da cidade. Único equipamento brasileiro concorrente ao prêmio em 2020, o MIS integra a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).

O LCD Awards é uma das premiações mais importantes do mundo na área de museus e instituições culturais, identificando as ofertas mais excepcionais existentes no mercado e que podem emergir como destinos que conectam artes e turismo. Em sua 6ª edição, a premiação irá ocorrer em Berlim, na Alemanha, entre os dias 4 e 5 de março. Os indicados ao LCD Berlin Awards foram selecionados por uma equipe de embaixadores do LCD e avaliados por um júri internacional.

Inaugurado em 1965, o Museu da Imagem e do Som é o 1º centro audiovisual do país e tem como missão celebrar e conservar a cultura brasileira em todos os seus matizes. Desta forma, possui o maior acervo audiovisual do estado, com mais de 310 mil itens e coleções de nomes como: Henrique Foreis, o Almirante, Augusto Malta, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Dorival Caymmi, Nara Leão, dentre tantos outros, que fazem do museu um espaço cheio de sons, memórias e afetos.

Advertisement

O secretário estadual de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro, Bruno Kazuhiro, que está à frente do projeto de revitalização do museu, comentou sobre a indicação ao prêmio.

”O Museu da Imagem e do Som tem um projeto arquitetônico ímpar, com um peso turístico-cultural muito grande para o Rio de Janeiro. É um orgulho para nós da Secretaria termos a responsabilidade de construir o Museu e, mais importante ainda, foi a notícia de que o nosso trabalho serviu para destravar as obras que estavam paradas há 4 anos. Nós conseguimos a aprovação, por unanimidade, do edital da licitação da conclusão das obras do TCE e nós, entregando esse Museu para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa geri-lo, teremos um equipamento muito importante não só para a cidade do Rio de Janeiro mas também para o Brasil, e a possibilidade de um prêmio internacional demonstra isso”, disse Kazuhiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da Imagem e do Som recebe indicação ao 'Oscar dos Museus'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui