Museu da República inaugura exposição coletiva ‘Nem sempre dias iguais’

A mostra apresenta vivencias através de pinturas, desenhos e fotografias, que foram produzidas durante o isolamento social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No sábado, (04/06), das 13h às 17h, será inaugurada a grande exposição coletiva “Nem sempre dias iguais”, com obras das artistas cariocas Bárbara Copque, Cláudia Lyrio e Yoko Nishio, no Palácio do Catete, Museu da República. Com curadoria de Isabel Portella, a mostra ocupa as três salas de exposições temporárias do Palácio com cerca de 68 obras, dentre pinturas, desenhos e fotografias, produzidas durante o isolamento social.

Os trabalhos tratam de temas cotidianos, para além da pandemia, como o nosso contato com o mundo através das telas, as relações interpessoais e o excesso de informações e imagens fragmentadas do nosso dia a dia.  “Os trabalhos resultam dos afetos provocados pelo período pandêmico em nossas pesquisas individuais”, dizem as artistas.

Antropóloga, a artista Bárbara Copque sempre teve a rua como interlocutora. Durante o isolamento social, no entanto, a porta passou a ser o seu contato com a rua, e ela produziu cerca de 800 fotografias a partir do olho mágico da porta de sua casa. Quinze destas fotografias, com 6,5cm de diâmetro para que o público também tenha a sensação de estar vendo através de um olho mágico, serão apresentadas na exposição.

Com obras em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a dois metros de altura, a artista Cláudia Lyrio apresentará sete desenhos/pintura da série “Manuscritos de Si”, que relacionam imagem e escrita. Com textos autorais, cada tela pode ser vista como a página de um livro, com escritas em tinta acrílica, grafite, carvão, etc., com colagens de papel, tela e fitas. Nas telas, é possível ler os manuscritos, mas também pode-se ler a obra enquanto grafismo, textura e escala.

Advertisement

Isolada na casa de sua mãe, sem acesso a nenhum material artístico, nem mesmo papel, a artista Yoko Nishio começou a desenhar na própria mão com caneta esferográfica durante o início da pandemia, em trabalhos que fotografava e compartilhava com os amigos. Com centenas de fotos, a artista escolheu as 30 imagens feitas durante o mês de abril de 2020 para mostrar na exposição.

“Barbara Copque, Cláudia Lyrio e Yoko Nishio – três artistas que traduziram suas vivências durante a pandemia a partir de diferentes poéticas. São olhares que desafiam o medo e a angústia, criando possibilidades de fuga. Independente do momento, sempre existirá resistência, procura, erros e acertos. Mas certamente sempre haverá essa luta entre a luz e a escuridão, entre o medo e o prosseguir, que leva a propostas e entendimentos incríveis. É o que define a superação criativa, tão inerente ao feminino”, afirma a curadora Isabel Portella.


Serviço: Nem sempre dias iguais

Abertura: 4 de junho de 2021, das 13h às 17h

Exposição: até 25 de setembro de 2022

Local: Palácio do Catete, Museu da República – Rua do Catete, 153

Telefone: (21) 2127.0324

Dias: De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da República inaugura exposição coletiva 'Nem sempre dias iguais'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu da República inaugura exposição coletiva 'Nem sempre dias iguais'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui