Museu de Arte do Rio apresenta “O DONO DO MAR”: Uma imersão na obra de Primo da Cruz

Exposição inédita revela o universo do artista que retratou a realidade da Rocinha com sensibilidade e crítica social.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Museu de Arte do Rio (MAR) encerra sua programação de 2024 com a abertura da exposição “O DONO DO MAR: Primo da Cruz”, no dia 17 de dezembro, às 16h. A mostra, inédita em instituições, celebra a obra do artista Primo da Cruz (1983-2020), revelando suas reflexões sobre a vida na Rocinha, a violência urbana, a religião e o sistema carcerário.

Com curadoria de Alexis Zelensky, Armando Antenore, Clarissa Diniz, Felipe Carnaúba e Maxwell Alexandre, a exposição reúne mais de 50 obras, entre pinturas e esculturas, que retratam o cotidiano da favela, a paisagem carioca e as vivências do artista. “A obra de Primo da Cruz é singular. Ele faz da arte um lugar de enunciação sobre as estruturas sociais e a realidade da periferia”, destaca Clarissa Diniz.

Primo da Cruz: do tráfico à arte

Cristiano Abreu de Almeida, conhecido como Primo da Cruz, cresceu na Rocinha e teve uma trajetória marcada por desafios e superação. Após passar oito anos em regime fechado, retomou o contato com a arte e passou a criar obras com materiais encontrados nas ruas, refletindo sobre suas experiências e o contexto social em que vivia.

“A importância do MAR receber essa exposição é enorme. Primo não teve em vida o reconhecimento que sua obra merece. O MAR se consolida como um museu que acolhe artistas de diferentes origens e traz para o centro da cena a realidade de jovens negros que vivem em favelas”, ressalta Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.

Abertura da exposição e programação especial

A abertura da exposição contará com uma conversa com os curadores, às 16h, e com o encerramento da temporada do MAR de Música, às 17h, com a roda de samba de Raoni Ventapani e Mestre Wallan, e o grupo Terreiro de Crioulo.

Serviço:

O DONO DO MAR: Primo da Cruz

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) Abertura: 17 de dezembro, às 16h Visitação: de 17 de dezembro de 2024 a 13 de abril de 2025 Endereço: Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro Horário: Terça a domingo, 11h às 18h Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia) / Gratuito às terças-feiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio apresenta "O DONO DO MAR": Uma imersão na obra de Primo da Cruz
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio apresenta "O DONO DO MAR": Uma imersão na obra de Primo da Cruz

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui