O Museu de Arte do Rio (MAR) abre no dia 20 de setembro a exposição “Brígida Baltar: pontuações”, que reúne cerca de 200 obras, incluindo 50 inéditas, da artista carioca Brígida Baltar (1959-2022), referência na arte contemporânea brasileira. A mostra, que é a maior já realizada em homenagem à artista, foi organizada em parceria com o Instituto Brígida Baltar e a Galeria Nara Roesler, com curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, equipe do MAR e o curador convidado Jocelino Pessoa.
A exposição, que ficará em cartaz até 05 de março de 2025, explora três décadas da carreira de Brígida, exibindo fotografias, vídeos, instalações, esculturas e memórias textuais. Seis obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte do Rio também integram a mostra, que tem como um dos principais focos as reflexões da artista sobre corpo, natureza, paisagens e sua relação com a moradia.
“Essa é a primeira exposição póstuma que reúne um conjunto tão significativo de suas obras. Brígida Baltar foi uma figura essencial na fotoperformance e videoperformance brasileiras, influenciando gerações de artistas. ‘Pontuações’ reflete sua dedicação em organizar suas criações e suas profundas reflexões sobre o tempo, a memória e a materialidade”, explica o curador Marcelo Campos.
Divisão e conceito da exposição
A exposição está dividida em dois espaços principais: no primeiro, as obras de Brígida que abordam suas relações com a casa e a família; no segundo, suas fabulações e universos imaginários, onde seres e objetos do cotidiano ganham novos significados. Segundo o curador Jocelino Pessoa, a mostra convida o público a explorar a sensibilidade poética da artista: “Ela fundou universos que mesclam o cotidiano com o encantamento, criando narrativas que conectam sua vida pessoal com suas obras”, destacou.
A exposição foi concebida e montada por profissionais que tiveram vínculos diretos com Brígida, reforçando a autenticidade do projeto. A mostra também apresenta um novo filme inédito da artista, ampliando o acesso a um acervo ainda pouco explorado.
“É como mergulhar em um livro de fábulas, onde a escolha dos materiais por Brígida transforma elementos cotidianos em obras de grande narrativa e profundidade. Essa exposição oferece ao público uma rara oportunidade de adentrar o universo completo da artista”, complementa Marcelo Campos.
Programação de abertura
A abertura da exposição contará com uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica Brasileira, em conjunto com a Agência do Bem, às 17h, no dia 20 de setembro. O evento é patrocinado por Machado Meyer Advogados.
Serviço
- Exposição: Brígida Baltar: pontuações
- Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro
- Período: 20 de setembro de 2024 a 05 de março de 2025
- Horário de visitação: Terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)
- Ingressos: Inteira – R$ 20,00; Meia-entrada – R$ 10,00
- Entrada gratuita: Todas as terças-feiras
- Formas de pagamento: Cartões de crédito ou débito
- Bilheteria e totens: Funcionamento das 10h30 às 17h