Museu de Arte do Rio pode fechar as portas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A briga do bispo Marcelo Crivella (Republicanos) com as Organizações Globo pode estar gerando mais um revés para a cidade, o Museu de Arte do Rio, o MAR. Os funcionários do museu, um dos mais visitados do Brasil, foram informados nesta segunda-feira, 11/11 de que já estão cumprindo aviso prévio. Todos serão demitidos se a Prefeitura do Rio de Janeiro não efetuar os pagamentos atrasados. A informação é do Diário do Porto.

O MAR, que é administrado pelo Instituto Odeon desde sua abertura, não tem recebido da prefeitura os repasses para pagamento dos funcionários desde setembro. O Secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, disse que está buscando junto à Secretaria de Fazenda uma solução para equacionar os pagamentos. E que o aviso prévio seria apenas uma medida preventiva.

O MAR perdeu na última semana a diretora executiva, Eleonora Santa Rosa, o diretor cultural, Evandro Salles, e oito funcionários que pediram demissão. Salles teria acusado a Prefeitura do Rio de promover um “profundo desmantelamento de aparatos culturais e artísticos”.

Em ofício a Prefeitura do Rio, o Instituto Odeon disse que “O início do processo de desmobilização acontece após os consecutivos atrasos no pagamento de parcelas do contrato de gestão, incluindo a parcela de setembro que até o momento não foi depositada. Com isso, não há mais fôlego financeiro para manter o equipamento funcionando.”

Advertisement

Vale lembrar que Konder assumiu a secretaria de Cultura no lugar de Mariana Ribas, que deixou a secretaria porquê Crivella estaria exigindo um dossiê contra as Organizações Globo. Mas na mesma semana, Ribas, declarou ser pré-candidata a prefeita pelo PSDB.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio pode fechar as portas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma prova de como cultura e arte são relegados ao esquecimento neste País. Que tristeza. O Museu de Arte do Rio é um local incrível, as exposições são sensacionais, a arquitetura é super majestosa e linda. E o que dizer do mirante que oferece uma vista incrível da Praça Mauá, da Baía da Guanabara e do Museu do Amanhã? É uma vista diferenciada do centro do Rio, é super belo. Espero que não feche, o MAR não pode fechar! NÃO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui