Museu de Arte do Rio tem últimos dias de entrada franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/MAR

Até o dia 25/06 (terça-feira), cariocas e turistas poderão conhecer gratuitamente as exposições em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR). A ação acontece para marcar a inauguração da principal mostra do museu em 2019, O Rio dos Navegantes, e também a abertura da 1ª sala imersiva da instituição, o projeto FLUXO.

Paco do Ouvidor Museu de Arte do Rio tem últimos dias de entrada franca
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Além de visitar as mostras recém-inauguradas, o público terá a oportunidade de conhecer as exposições Rosana Paulino: A Costura da Memória e Mulheres na Coleção MAR.

Confira as exposições em cartaz:

O Rio dos Navegantes (em cartaz até março de 2020):

Advertisement

A mostra traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram. ”O Rio dos Navegantes” ocupa integralmente o terceiro andar do pavilhão de exposições e a Sala de Encontro, localizada no térreo, até março de 2020. O diretor cultural do MAR, Evandro Salles, é o idealizador e coordenador de curadoria e Francisco Carlos Teixeira, o consultor histórico. Também assinam a curadoria e a pesquisa Fernanda Terra, Marcelo Campos e Pollyana Quintella.

”O Rio dos Navegantes” reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, etc. Estão presentes trabalhos de artistas como Ailton Krenak, Antonio Dias, Arjan Martins, Augusto Malta, Belmiro de Almeida, Custódio Coimbra, Guignard, Iran do Espírito Santo, João Cândido (João Cândido Felisberto), Kurt Klagsbrunn, Lasar Segall, Mayana Redin, Mestre Valentim, Osmar Dillon, Rosana Paulino, Sidney Amaral, Virginia de Medeiros, além de jovens artistas como Aline Motta e Floriano Romano.

FLUXO (em cartaz até novembro de 2019):

O primeiro espaço imersivo do MAR tem o objetivo de propor ao visitante uma experiência sensorial. A instalação de estreia, FLUXO, foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar liderada pela diretora criativa Liana Brazil, da SuperUber. A sala localizada no primeiro andar do pavilhão de exposições é uma aposta da direção do museu, por meio de sua diretora executiva, Eleonora Santa Rosa, e faz parte de um novo núcleo de trabalho da instituição.

FLUXO é uma experiência imersiva que explora o movimento contínuo, fluido, espontâneo. Ao entrar na sala escura, o visitante perceberá que suas pegadas criam rastros que o conectam a um núcleo onde imagens e sons inspirados na exuberante natureza do Rio de Janeiro surgem de todos os lados. Constelações, águas, tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para um espaço-tempo outro, fora da história, livre de começos-meios-fins.

Rosana Paulino: A Costura da Memória (em cartaz até agosto de 2019):

Após temporada de sucesso na Pinacoteca, em São Paulo, a maior individual da artista já realizada no Brasil chegou à cidade com 140 obras produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery, curadores do museu paulistano, a mostra reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira.

Mulheres na Coleção MAR (em cartaz até agosto de 2019):

A exposição faz um recorte de obras de mais de 150 artistas históricas e contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, que integram o acervo do museu. Estão presentes: Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.

SERVIÇO

Museu de Arte do Rio (MAR)
– Endereço: Praça Mauá, 05 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
– Funcionamento: Terça, das 10h às 19h / Quarta a domingo, das 10h às 17h
– Telefone: (21) 3031-2741
Site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio tem últimos dias de entrada franca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio tem últimos dias de entrada franca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui