Museu de Arte Moderna lança plataforma lúdico-interativa inspirada no Parque do Flamengo

Com objetivo de criar experiências inovadoras de arte e educação, plataforma vai abordar espécies botânicas existentes no Parque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do MAM Rio - Foto: Fabio Souza

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em parceria com a Petrobras, lançou nesta terça-feira (12/10) a plataforma digital lúdico-interativa Fantástico Jardim, voltada para crianças de até 6 anos, abordando as espécies botânicas existentes no Parque do Flamengo. O objetivo é criar experiências inovadoras de arte e educação no contexto da cultura digital, para participar, basta acessar o link https://www.fantasticojardim.org.

Inspirado no projeto paisagístico de Burle Marx para o Aterro, Fantástico jardim funciona como uma exposição virtual com dispositivos de interatividade e aprendizado. O projeto adota o Parque do Flamengo e seus jardins como um campo expandido de pesquisa, e apresenta as espécies de plantas como elementos de diversão para o público infantil.

Em Fantástico jardim, as plantas funcionam como um recurso artístico para a criação de ambientes e paisagens: a plataforma traz jogos em que a criança monta seu próprio projeto paisagístico com base nas formas sinuosas e orgânicas encontradas no Parque do Flamengo.

De acordo com a curadora do museu, Beatriz Lemos, Fantástico jardim reúne um estudo das espécies de plantas e aves que habitam o Parque do Flamengo e o universo lúdico da primeira infância: “É uma exposição pensada para o ambiente virtual, onde a interatividade acontece quando a criança aprende os nomes e formas dos seres vivos desse jardim. O projeto soma-se às iniciativas institucionais que visam um entendimento de museu intrínseco a seu entorno, enquanto projeto artístico-botânico, nos ajudando a conhecer mais profundamente essa paisagem (histórica e simbólica) na qual está inserido o MAM Rio”.

Advertisement

Por meio de dispositivos simples baseados na navegação do cursor, a plataforma abre espaço para o desenvolvimento emocional e afetivo em relação às espécies de plantas, bem como para o exercício cognitivo e psicomotor. Clicando e arrastando o dedo sobre a tela, é possível praticar noções de identificação e reconhecimento, por meio de cores e formas, estimulando a criatividade e a percepção do espaço virtual. Também é possível “salvar” o jardim criado pela criança em um banco de dados, onde ela poderá visitar/visualizar outras paisagens produzidas. 

Para Gilson Plano, coordenador de mediação da equipe de Educação e Participação do MAM, Fantástico jardim oferece uma nova forma de aprender: “Quando pensamos nesse projeto, queríamos que fosse um lugar de encontros e diversão para toda a família, como são os jardins do MAM Rio. Criar um jardim é uma experiência de invenção e aprendizado, e a plataforma segue esses princípios atentando à diversidade de plantas coloridas vindas de vários lugares do mundo”.

A plataforma é um projeto interdisciplinar que funciona como um espaço de compartilhamento de experiências por meio de jogos, animações, enquetes e ferramentas de pesquisa. O site é desenvolvido preferencialmente para o uso em tablets e smartphones, mas também estará disponível para computadores. A plataforma inclui uma seção com conteúdos de pesquisa e consulta sobre as espécies do Parque do Flamengo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte Moderna lança plataforma lúdico-interativa inspirada no Parque do Flamengo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte Moderna lança plataforma lúdico-interativa inspirada no Parque do Flamengo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui