Museu de Ciências da Terra, na Urca, promove exposição de Primavera

Exposição vai até sábado com objetos sobre fósseis, minerais e mineração, além de atividades recreativas e educativas para crianças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Carlos Luis M C da Cruz

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), na Urca, promove nesta semana uma exposição itinerante dentro programação nacional da 15ª Primavera dos Museus, que é um evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação terá início nesta quinta-feira (23/9) e seguirá até o sábado (25/9), das 10h às 16h, com exposições sobre fósseis, minerais e mineração, além de atividades recreativas e educativas para crianças.

Administrado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o MCTer é o museu de história natural que abriga o maior conjunto de fósseis do Brasil, com um acervo relevante nas áreas de paleontologia, mineralogia, petrologia e meteorítica. Durante a ação, que será realizada ao lado da escadaria do Museu, os visitantes poderão conhecer parte deste acervo e tirar dúvidas com paleontólogos. A programação é gratuita, com indicação para todas as idades.

Além da atividade cultural, a programação do MCTer na 15ª Primavera dos Museus marca também o início de outra importante ação: a revitalização da Praça Guilherme Figueiredo, que fica ao lado do Museu. O espaço, hoje degradado, será recuperado para incentivar a utilização de moradores e estudantes da região. Segundo explica o coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, o paleontólogo Rodrigo da Rocha Machado, a revitalização faz parte da cooperação firmada com a Fundação Parques e Jardins, contando com o envolvimento de um grupo de moradores da Urca e de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), que fica em frente à praça.

A primeira atividade foi a poda das árvores, realizada na terça-feira (21) pela equipe da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). A revitalização foi incentivada a partir do surgimento do Coletivo Pé da Praça, uma iniciativa conjunta dos moradores da Urca e de estudantes da UNIRIO com a proposta de criar uma agrofloresta urbana e comunitária na praça para a produção de alimentos, plantas medicinais, reflorestamento de plantas nativas da mata atlântica e compostagem.

Advertisement

Primavera dos Museus

Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, a 15ª Primavera dos Museus teve início no último dia 20 e segue até o próximo domingo (26). De acordo com o Ibram, que organiza anualmente o evento, a edição de 2021 conta com 685 museus participantes e 1760 eventos cadastrados. Ao todo, 296 cidades de 25 estados estão promovendo atividades como show, teatro, seminário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop, festival, entre outras.

Serviço
O quê: Exposição Itinerante do Museu de Ciências da Terra
Quando: Dias 23, 24 e 25 de setembro, das 10h às 16h
Onde: Ao lado da escadaria do Museu de Ciências da Terra (Av. Pasteur, 404 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22290-255)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Ciências da Terra, na Urca, promove exposição de Primavera
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Ciências da Terra, na Urca, promove exposição de Primavera
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui