Foto: Carlos Luis M C da Cruz

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), na Urca, promove nesta semana uma exposição itinerante dentro programação nacional da 15ª Primavera dos Museus, que é um evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação terá início nesta quinta-feira (23/9) e seguirá até o sábado (25/9), das 10h às 16h, com exposições sobre fósseis, minerais e mineração, além de atividades recreativas e educativas para crianças.

Administrado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o MCTer é o museu de história natural que abriga o maior conjunto de fósseis do Brasil, com um acervo relevante nas áreas de paleontologia, mineralogia, petrologia e meteorítica. Durante a ação, que será realizada ao lado da escadaria do Museu, os visitantes poderão conhecer parte deste acervo e tirar dúvidas com paleontólogos. A programação é gratuita, com indicação para todas as idades.

Além da atividade cultural, a programação do MCTer na 15ª Primavera dos Museus marca também o início de outra importante ação: a revitalização da Praça Guilherme Figueiredo, que fica ao lado do Museu. O espaço, hoje degradado, será recuperado para incentivar a utilização de moradores e estudantes da região. Segundo explica o coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, o paleontólogo Rodrigo da Rocha Machado, a revitalização faz parte da cooperação firmada com a Fundação Parques e Jardins, contando com o envolvimento de um grupo de moradores da Urca e de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), que fica em frente à praça.

A primeira atividade foi a poda das árvores, realizada na terça-feira (21) pela equipe da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). A revitalização foi incentivada a partir do surgimento do Coletivo Pé da Praça, uma iniciativa conjunta dos moradores da Urca e de estudantes da UNIRIO com a proposta de criar uma agrofloresta urbana e comunitária na praça para a produção de alimentos, plantas medicinais, reflorestamento de plantas nativas da mata atlântica e compostagem.

Primavera dos Museus

Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, a 15ª Primavera dos Museus teve início no último dia 20 e segue até o próximo domingo (26). De acordo com o Ibram, que organiza anualmente o evento, a edição de 2021 conta com 685 museus participantes e 1760 eventos cadastrados. Ao todo, 296 cidades de 25 estados estão promovendo atividades como show, teatro, seminário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop, festival, entre outras.

Serviço
O quê: Exposição Itinerante do Museu de Ciências da Terra
Quando: Dias 23, 24 e 25 de setembro, das 10h às 16h
Onde: Ao lado da escadaria do Museu de Ciências da Terra (Av. Pasteur, 404 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22290-255)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui