Museu do Amanhã abre inscrições para projeto que incentiva meninas na ciência e no debate climático

Iniciativa gratuita busca ampliar representatividade feminina na ciência e discutir emergências ambientais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

O Museu do Amanhã abriu inscrições para a 8ª edição do projeto “Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas”, voltado a meninas de 10 a 16 anos da rede pública de ensino. A iniciativa gratuita visa fomentar a representatividade feminina na ciência e promover discussões sobre mudanças climáticas, meio ambiente e biodiversidade. As inscrições seguem até 11 de abril de 2025 e podem ser feitas online.

Apresentado pela Engie Brasil e TAG, o programa busca criar espaços de troca entre meninas e mulheres para quebrar estereótipos e fortalecer valores como coletividade, empatia e confiança. As atividades incluem encontros com participantes de diferentes territórios do Rio de Janeiro para debater o papel das mulheres na sociedade e na ciência.

“Com o ‘Meninas de 10 anos’, queremos empoderar meninas em prol da equidade de gênero na ciência, além de popularizar pautas ambientais e das emergências climáticas. Entendemos que, quanto antes educarmos nossas crianças e jovens sobre esses temas, mais cedo teremos melhores amanhãs”, afirma Adriana Corrêa, gerente de Educação do Museu do Amanhã.

Critérios de participação

As candidatas devem estar matriculadas na rede pública e atender aos critérios estabelecidos pela Comissão de Seleção do Programa de Educação do museu. O projeto prioriza a inclusão de meninas indígenas, negras (pretas e pardas), com deficiência e moradoras da região da Pequena África.

Sobre o projeto

Criado em 2017, o “Meninas de 10 anos” nasceu como desdobramento do seminário “10 meninas na construção dos amanhãs”, realizado pelo Museu do Amanhã em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A iniciativa foi inspirada no relatório “10 – Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva”, que destaca a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento social e educacional.

As interessadas podem se inscrever até 11 de abril, por meio de formulário online. Após o envio, não serão aceitas alterações nos dados nem inclusão de documentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Museu do Amanhã abre inscrições para projeto que incentiva meninas na ciência e no debate climáticoddr newsletter Museu do Amanhã abre inscrições para projeto que incentiva meninas na ciência e no debate climático
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã abre inscrições para projeto que incentiva meninas na ciência e no debate climático
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui