Museu do Amanhã concorre pela 3ª vez ao principal prêmio internacional sobre instituições culturais

Desde 2015, quando foi inaugurado, está é a terceira vez que o equipamento concorre ao LCD Berlim Awards, considerado o ''Oscar dos museus''; categoria em disputa em 2021 é ''Melhor experiência digital em museu''

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Pela terceira vez em sua história, o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, na região central do Rio de Janeiro, é finalista do prêmio internacional LCD Berlim Awards, considerado o ”Oscar dos museus”. Em 2021, a instituição, atualmente administrada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), concorre na categoria ”Melhor experiência digital em museu”, junto com o Louisiana Museum of Modern Art, da Dinamarca, e o Garage Museum of Contemporary Art, da Rússia.

O vencedor será anunciado no último trimestre deste ano e, além dos votos de um júri de especialistas, outro critério para o prêmio será o número de visualizações do vídeo do candidato (confira abaixo).

Diretor-executivo do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet celebra a nomeação e lembra que, se por um lado a pandemia obrigou o local a fechar, novas fronteiras digitais foram abertas. No período de 1 ano, a instituição produziu mais de 100 horas de programação; criou novos programas para debater as origens e consequências da Covid-19, além de uma mostra temporária sobre o tema, com tour virtual; e ajudou o público a projetar novos futuros, a partir de novos paradigmas de convivência.

”A nossa presença digital já existia, mas foi aprofundada numa velocidade recorde, exigida pelo momento, e realizada com os saberes acumulados de nossas equipes em curadoria, educação, inovação, acessibilidade e comunicação. A nomeação é fruto dessa dedicação e dessa conexão do museu, que é um organismo vivo, com o seu público, seja onde ele estiver”, diz.

Advertisement

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã conquistou seu primeiro LCD em 2016 como ”Melhor museu do ano da América do Sul e Central”. Dois anos depois, ganhou novamente, desta vez na categoria de ”Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de ‘Soft Power”’, que é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de influenciar indiretamente o comportamento ou interesses da sociedade por meios culturais.

Paco do Ouvidor Museu do Amanhã concorre pela 3ª vez ao principal prêmio internacional sobre instituições culturais
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O LCD Awards, considerado o maior prêmio internacional concedido a instituições, organizações artísticas e cidades que se tornaram destinos culturais, se juntou ao visitBerlin para fortalecer a premiação e o alcance. Este ano, os visitantes terão 6 meses para conhecer e explorar digitalmente todos os concorrentes e planejar suas visitas no futuro pós-pandemia do Coronavírus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã concorre pela 3ª vez ao principal prêmio internacional sobre instituições culturais
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã concorre pela 3ª vez ao principal prêmio internacional sobre instituições culturais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui