Museu do Amanhã festeja quatro anos com mostra sobre sua história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã, na Praça Mauá. Foto: Alexandre Macieira / Riotur

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã completa este mês quatro anos na cidade do Rio de Janeiro com a marca de quatro milhões de visitantes e, para comemorar, vai inaugurar uma mostra sobre sua história no dia 17/12. Além de promover atividades gratuitas para o público nos dias 14 e 15 de dezembro.

Além disso, a partir do dia 17/12, o visitante terá novidades no aplicativo do museu, com audioguias, audiodescrições e vídeo em libras. A exposição de longa duração também ganhará atualizações, a partir de janeiro, nos interativos da IRIS+ e do jogo da pegada ecológica.

Tendo a diversidade como tema transversal, em 2020 o museu tratará de quatro macro-temas: Baía de Guanabara, Mares e Oceanos, Comunidades e Cidades e Emergência Climática e Amazônia. A previsão é que este último dê vida a uma exposição temporária, que já está em fase de pesquisa e tem um time de consultores, liderado pelo cientista Paulo Artaxo. A data de inauguração ainda será definida.

museu do amanha 1 Museu do Amanhã festeja quatro anos com mostra sobre sua história
Museu do Amanhã. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Em novembro deste ano, a Prefeitura propôs prorrogar o contrato de gestão do equipamento com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), de 1 de dezembro de 2019 a 1 de dezembro de 2020. O IDG aceitou o desafio e fará a gestão sem repasses da Prefeitura.

Advertisement
museu do amanha dentro 768x512 1 Museu do Amanhã festeja quatro anos com mostra sobre sua história
Museu do Amanhã. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Inovações

Para se tornar ainda mais acessível, uma nova versão do aplicativo do Museu do Amanhã trará novos audioguias da exposição principal, com depoimentos inéditos e linguagens dinâmicas, que poderão ser conferidas pelo celular do visitante – antes, ele precisava usar um tablet do museu, que deveria ser entregue ao fim da visita. Desta vez, as explicações atenderão tanto ao público geral quanto ao público com deficiência (cegos e surdos), com audiodescrições e videodescrições em libras.

O novo aplicativo vem ao encontro de ampliarmos cada vez mais o programa de acessibilidade do Museu do Amanhã. Com as ferramentas novas no aplicativo, os visitantes, principalmente educadores, podem estudar e planejar a sua visita antecipadamente, tendo acesso ao conteúdo pelo celular”, comenta Henrique Oliveira, diretor executivo do Museu do Amanhã.

O jogo da “Pegada Ecológica“, o mais acessado da exposição de longa duração, também será atualizado em 2020. A partir de informações cedidas pelos visitantes, como meio de transporte, alimentação e moradia, entre outros, o interativo analisa o impacto do estilo de vida sobre o meio ambiente.

O usuário também pode escolher entre o perfil do brasileiro ou de outros países, dependendo de onde ele mora. Por aqui, por exemplo, a média é de 1,7 planeta enquanto nos EUA são cinco planetas. O game terá algoritmo, design e animações atualizados. A atividade Pegada Ecológica é realizada em parceria com a Global Footprint Network.

Outra tecnologia usada pelo Museu do Amanhã é a Iris+, projeto de inteligência artificial desenvolvido pela IBM. Por meio de perguntas e respostas subjetivas e, por isso, mais complexas, ela traça a trajetória do visitante e permite um aprofundamento da experiência com indicações de iniciativas alinhadas ao tema que o visitante trouxe. 

O interativo será atualizado com mais sugestões de iniciativas e projetos com os quais o visitante pode se engajar, a partir de sua indicação de interesse, dentre essas mais sugestões voltadas para atender ao público jovem, que é um dos que mais utilizam a Iris+. Haverá ainda a inclusão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no sistema. Ou seja, ao indicar um assunto de seu interesse o visitante poderá saber a qual ODS ele está ligado. A ÍRIS+ vai indicar também em qual área da exposição de longa duração aquele tema aparece.

Temas da programação de 2020
Em 2020, o Museu do Amanhã, terá a diversidade como tema central da curadoria, programação e atividades. Segundo o curador Luiz Alberto Oliveira, a diversidade é a condição essencial para a formação dos ecossistemas e da comunidade humana.

É pela associação do diverso que se produz o comum. A diversidade é, ao mesmo tempo, fundamento e potência. Ela é que permite a resiliência, a adaptação, o desenvolvimento das espécies e das sociedades”, afirma.

Os macro-temas que vão guiar a programação e atividades são Amazônia, Cidades e Comunidades, Emergência Climática e Baía de Guanabara, Mares e Oceanos.

“Queremos começar ano que vem as discussões em torno da década dos Oceanos, marco da ONU para 2021. Vamos falar sobre cidades e contribuir para o debate do congresso de arquitetura que vai acontecer em julho no Rio, por conta do título de Capital Mundial da Arquitetura. Vamos também promover feiras de ciências e inovação e continuar reunindo as comunidades acadêmica, científica, educacional e cultural para compartilharmos conhecimento com o público”, adianta Ricardo Piquet, presidente do IDG.

Mostra 4 Milhões de Encontros – Memórias do Amanhã
A mostra sobre a história do museu será inaugurada no dia 17 de dezembro e ficará em cartaz até o dia 20 de fevereiro. Dividida em quatro áreas, terá um vídeo sobre os quatro anos do museu e outro sobre o trabalho dos colaboradores nos bastidores e áreas operacionais que o visitante não acessa, como o subsolo.

Além disso, mostrará uma galeria dos troféus de prêmios conquistados nos quatro anos, como o Leading Culture Destinations Awards 2018, considerado o “Oscar dos Museus”, na categoria “Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de ‘Soft Power’; e uma linha do tempo com 30 marcos de sua história, como as exposições temporárias, os eventos ligados às Olimpíadas do Rio em 2016, seminários e destaques da programação.

Os diferentes públicos do museu, como estudantes e professores, participantes das atividades, vizinhos e amigos do museu, serão contemplados em textos de backlights na mostra. Por fim, um painel com um jogo educativo será usado para estimular a participação do visitante nas reflexões propostas pelo museu. No jogo de palavras, o Educativo fará um convite para se experimentar a importância de viver a curiosidade, o desejo do conhecimento, sem a premissa de respostas, mas a de nos relacionarmos com o mundo. Serão reunidos no painel os assuntos mais citados pelos visitantes no interativo Iris+.

Confira a programação gratuita de aniversário dos 4 anos do Museu do Amanhã:

14 de dezembro
11h | Oficina de Compostagem | Terreiro de Curiosidades
Os participantes conhecem um minhocário em funcionamento e aprendem como reproduzi-lo em casa. Conduzida pelo fundador do Ciclo Orgânico, Lucas Chiabi, a atividade mostra que é possível aproveitar os resíduos e minimizar a quantidade de lixo produzido.

15h | Aula de Yoga | Lounge
A prática da Yoga ajuda na respiração e aprimora a percepção e o controle do próprio corpo. Atividade é comandada pela professora Gunatiita, iniciada em meditação pelos monges de Ananda Marga, fundadora da organização UNA Meditação e idealizadora do Rio Desperta.

15 de dezembro
10h e 11h | Fabulosos – Brincadeiras, Arte e Cultura | Observatório
O projeto Fabulosos – Brincadeiras, Arte e Cultura, por meio de uma atividade de recreação diferenciada e criativa, permite que a criança entre em um mundo imaginário e lúdico. Nele, objetos ganham vida, músicas são transformadas em ações corporais e estórias aproximam as pessoas. A atividade busca resgatar músicas tradicionais, cantigas de roda e valores culturais com muita alegria e imaginação estimulando o lado criativo de cada criança, contribuindo para o seu desenvolvimento e promovendo a socialização entre elas e entre elas e os adultos.

16h30 | Ensaio aberto do bloco Orquestra Voadora | Área externa
O bloco carnavalesco Orquestra Voadora esquenta os tamborins na área externa do Museu do Amanhã.

Sobre o Museu do Amanhã
Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu do Amanhã já recebeu mais de 3,2 milhões de visitantes desde a inauguração. Com patrocínio máster do Banco Santander e uma ampla rede de patrocinadores que inclui empresas como Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo, Instituto CCR e Intel, o museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.

O?IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão?é uma organização sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais e também atua em consultorias para empresas privadas e na execução ou desenvolvimento de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Saiba mais em?www.idg.org.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã festeja quatro anos com mostra sobre sua história
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã festeja quatro anos com mostra sobre sua história
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui