Museu do Amanhã inaugura mostra sobre alimentação do futuro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Atualmente, mais da metade da Humanidade vive em cidades e, na década de 2050, este índice deve chegar a 70%, segundo projeções da Organização das Nações Unidas. Como alimentar de forma saudável, eficiente e sustentável essa população global? Baseado nessas questões, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado pelo Santander, exibirá a exposição “Prato de quê?”, em que apresenta alternativas de cultivo e produção de alimentos, a partir do dia 10 de setembro, das 10h às 18h.

A mostra é resultado de duas residências artísticas do LAA que duraram cerca de oito meses e tiveram como foco o desenvolvimento de sistemas circulares de alimentação. Desenvolvido pelo designer industrial Elvert Durán Vivanco, um dos projetos que será exposto é um?sistema aquapônico automatizado e circular, onde os dejetos de peixes nutrem plantas que depois filtram a água. Esse sistema também incluirá outros módulos com proteínas alternativas como insetos e algas. Já o engenheiro químico Thiago Palhares concebeu um sistema de impressão 3D de pastas supernutritivas e personalizáveis, com o apoio dos chefs e pesquisadores de alimentos Alexandre Trajman, Anete Ferreira, Fernanda Pereira e Marluce Carvalho.?

Paco do Ouvidor Museu do Amanhã inaugura mostra sobre alimentação do futuro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Com uma abordagem transdisciplinar,?ambos os projetos apontam para um futuro onde a humanidade poderá criar sua própria comida em locais, até então, subutilizados de cidades e casas. Segundo Marcela Sabino, diretora do Laboratório, essa é “uma oportunidade de fazer uso integral dos alimentos e ter controle sobre o conteúdo nutricional da comida, especialmente para dietas restritivas”.?

A exposição está integrada a outras atividades do Museu do Amanhã sobre Alimentação, eixo temático de 2019, que resultou nas exposições temporárias “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões” e “Futuro Comestível”, além de uma série de outras atividades como seminários e oficinas que vem acontecendo ao longo do ano.?

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã inaugura mostra sobre alimentação do futuro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui