Museu do Amanhã lança podcast sobre mulheres pescadoras em homenagem aos 460 anos do Rio

Em homenagem aos 460 anos do Rio, o Museu do Amanhã lança podcast "Cartas à Baía de Guanabara", abordando meio ambiente e histórias inspiradoras de mulheres pescadoras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Para celebrar os 460 anos do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã lança nesta quinta-feira (13) o podcast “Cartas à Baía de Guanabara”. Com seis episódios, a série aborda temas como mudanças climáticas e questões ambientais por meio das vivências de mulheres pescadoras e catadoras de caranguejo, destacando suas experiências e saberes tradicionais sobre a região.

Criado pelo Observatório do Amanhã, setor dedicado às pesquisas científicas do Museu, o podcast busca unir ciência, arte e filosofia, valorizando a conexão entre o conhecimento científico e os saberes locais.

A produtora e idealizadora do projeto, Fabíola Fonseca, explica que o objetivo do podcast é dar voz às mulheres que, além de pescadoras, são guardiãs da Baía: “Cartas à Baía de Guanabara foi a forma como nos aproximamos dessas mulheres pescadoras que atuam há muitos anos tanto na pesca como guardiãs da baía, como elas mesmas se intitulam. É de suma importância escutar e divulgar as histórias que nos contaram e os modos como criaram uma ciência da pesca a partir das observações de quem habita e cuida do lugar”, ressalta Fabíola.

Entre as entrevistadas nos episódios principais estão Aline, líder comunitária que representa a oitava geração de pescadores da família; Severina, pescadora paraibana que veio jovem para o Rio; Marlúcia, catadora de caranguejos que precisou desenvolver estratégias para permanecer na profissão; e Daize, líder comunitária cuja relação familiar com os ventos influenciou sua atenção à Baía.

O episódio inicial, chamado “Uma Carta à vivacidade da Baía de Guanabara”, apresenta o contexto da série e dura cerca de 10 minutos. Os quatro episódios seguintes têm duração média de 30 minutos cada. O podcast conta ainda com um episódio extra, narrando histórias curiosas da Ilha de Paquetá.

Disponível nas principais plataformas de áudio, o projeto é apresentado pela Shell, pela Cátedra Unesco de Bem-Estar Planetário e Antecipação Regenerativa, Volvo, EY e Instituto Porticus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã lança podcast sobre mulheres pescadoras em homenagem aos 460 anos do Rio
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã lança podcast sobre mulheres pescadoras em homenagem aos 460 anos do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui