Museu do Amanhã recebe exposição Amazônia, de Sebastião Salgado

Exposição que já impactou o público em Paris, Londres, Roma e São Paulo, chega em 19 de julho ao Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arquipélago de Mariuá, Médio Rio Negro. Estado do Amazonas, Brasil, 2019 | Foto: Sebastião Salgado

A partir de 19 de julho, o Museu do Amanhã recebe a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, idealizada por Lélia Wanick Salgado, que assina a curadoria. Até dia 29 de janeiro, o público poderá conferir 194 fotografias de tirar o fôlego. A mostra é o resultado da imersão, por sete anos, de Sebastião e Lélia Wanick Salgado, na região que cobre o Norte do Brasil e se estende a mais oito países sul-americanos, ocupando um terço do continente; e 60% da Amazônia estão no Brasil.

A maior floresta tropical do planeta, traduzida pelas lentes e pela cenografia dos Salgado, transforma-se em convite à informação, à reflexão e à ação em defesa do ecossistema imprescindível à vida no planeta.

“Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta Lélia.

Paco do Ouvidor Museu do Amanhã recebe exposição Amazônia, de Sebastião Salgado
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A voz das comunidades ameríndias pode ser ouvida em sete vídeos que apresentam testemunhos de lideranças indígenas, sem intermediários. São relatos impactantes sobre a importância da terra, dos rios, da floresta amazônica e dos graves problemas que ameaçam, inclusive, a sobrevivência de indivíduos e de etnias.

Advertisement

No espaço expositivo, o ambiente sonoro embala a visão das fotografias com a trilha sonora original do francês Jean-Michel Jarre, elaborada a pedido dos Salgado a partir dos sons da floresta.

A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Uma delas mostra paisagens florestais acompanhadas pelo poema sinfônico Erosão – Origem do Rio Amazonas, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra traz uma sequência de retratos de índios, sonorizada por uma peça de Rodolfo Stroeter especialmente composta. 

SERVIÇO EXPOSIÇÃO:
Sebastião Salgado – Amazônia
De 19 de julho a 29 de janeiro de 2022
Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 — Centro, Rio de Janeiro)
Terça a domingo, das 10h às 18h
Livre
Ingressos: inteira: R? 30 e meia-entrada: R? 15. Às terças-feiras a entrada no Museu do Amanhã é gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã recebe exposição Amazônia, de Sebastião Salgado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã recebe exposição Amazônia, de Sebastião Salgado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui