Museu do Amanhã recebe instalação que proporciona imersão em ambientes lúdicos

Sem contato físico, tecnologia da IMFUSION capta movimento dos visitantes, que interagem com sons e imagens em alta definição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Renato Mangolin

A IMFUSION é uma instalação tecnológica com uma experiência lúdica, capaz de despertar reflexões sobre a forma como interagimos com o micro e o macro em diferentes contextos e ambientes. Desenvolvida pela DeepLab Project e produzida pela Dellarte, ela está aberta ao público no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O agendamento para experiência é feito no momento da compra do ingresso pelo site.

Cumprindo todos os protocolos estipulados pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia de Covid-19, o número de visitantes está limitado, tanto no Museu quanto para a IMFUSION. O funcionamento é das 10h às 17h e a instalação poderá ser vista até 29/11.

Na instalação, três cenários são explorados: da molécula à diversidade de uma floresta até a imensidão do universo, indo do micro ao macro. Em 12 minutos, os visitantes estarão imersos em formas coloridas e interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. A tecnologia empregada dispensa a necessidade do contato físico e a fantasia se faz por meio da aproximação.

Paco do Ouvidor Museu do Amanhã recebe instalação que proporciona imersão em ambientes lúdicos
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade, câmeras e sensores captam a movimentação da pessoa que passa a interferir randomicamente nas exibições. Uma metáfora da interação do homem com a natureza.

Advertisement

Apenas seis pessoas são admitidas por sessão, respeitando o distanciamento social. Uma cortina de tecido, com tratamento antibacteriano, e potentes equipamentos de filtragem do ar são parte dos cuidados.

Os sensores de movimento permitem ao visitante participar da transformação do conteúdo projetado”, conta o idealizador da experiência Felipe Reif. “Queremos reforçar a percepção de que o individual tem reflexo no coletivo, transformando todo o ambiente em que vivemos”, completa. O conteúdo para IMFUSION foi criado por mais de 10 pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

Mesmo projetada antes da pandemia, a instalação já previa a interação sem necessidade de contato físico num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início.

No atual contexto, essas características foram essenciais para a escolha do projeto produzido pela Dellarte e co-realizado pela BM Produções”, conta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da empresa. “São medidas determinantes para o segmento de instalações interativas”, completa o diretor.

A vinda da IMFUSION para o Museu do Amanhã é parte de nossa estratégia de apresentar novidades aos nossos visitantes. Estamos sempre focados em expandir a narrativa da Exposição de Longa Duração do nosso museu, apresentando ao público, em diferentes formatos e conteúdos, reflexões sobre que Amanhãs queremos construir desde já”, afirma Eduardo Carvalho, editor artístico do IDG, instituição gestora do Museu do Amanhã.

Esta é a primeira atração temporária desde a reabertura do Museu, fechado até setembro devido à pandemia da Covid-19. Estamos sendo bem cuidadosos para que o visitante vivencie esta experiência com segurança e qualidade”, complementa Carvalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã recebe instalação que proporciona imersão em ambientes lúdicos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã recebe instalação que proporciona imersão em ambientes lúdicos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui