Museu do Pontal inaugura nova sede na Barra em outubro

Referência internacional em arte popular brasileira, o Museu do Pontal, conta com mais de 9 mil obras, de 300 artistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Novo equipamento de arte e cultura da cidade abriga o acervo que é referência nacional e internacional em arte popular brasileira, com mais de nove mil obras de 300 artistas de várias regiões do país. Em um terreno de 14 mil metros quadrados, 10 mil metros quadrados são de área verde, onde estão plantadas dezenas de milhares de mudas de 73 espécies nativas brasileiras.

O Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, referência internacional em arte popular brasileira, com mais de nove mil obras de 300 artistas, o maior acervo do gênero, e de relevância reconhecida pela Unesco, irá inaugurar sua nova sede, na Barra da Tijuca, no próximo dia 9 de outubro de 2021. 

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.34 Museu do Pontal inaugura nova sede na Barra em outubro
Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

O edifício de 2.600 metros quadrados de área construída, projetado dentro do conceito de sustentabilidade pelos Arquitetos Associados, está assentado sobre um terreno de 14 mil metros quadrados, consolidado e livre de inundações, dando segurança ao raro e singular acervo do Museu do Pontal. O terreno abrange 10 mil metros quadrados de área verde, com vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar.

O conjunto das exposições inaugurais se chama “Novos ares: Pontal reinventado”, marcando este importante momento na história do Museu. São seis exposições, uma de longa duração, e cinco temporárias, que reúnem 700 conjuntos de obras, com um total de cerca de duas mil peças. O Museu do Pontal terá um café/restaurante, uma loja, e uma extensa programação para todos os públicos.

Advertisement

Em meio às exposições, o público verá a riqueza da arte popular através de vídeos e textos poéticos, e em depoimentos de personalidades como Gilberto GilDona IsabelAilton Krenak e José Saramago. O percurso expositivo de mil metros quadrados terá cores e aberturas em suas paredes, que permitem vislumbrar uma perspectiva do amplo espaço, de modo a revestir de magia e encantamento o mergulho do público no universo da arte popular.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Pontal inaugura nova sede na Barra em outubro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Pontal inaugura nova sede na Barra em outubro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui