Museu histórico nacional é homenageado com Medalha Tiradentes

A medida foi proposta pelo deputado Luiz Paulo (PSD) e aprovada na Alerj, nesta quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (27/04), a concessão da Medalha Tiradentes ao Museu Histórico Nacional. A medida foi proposta pelo deputado Luiz Paulo (PSD) no Projeto de Resolução 1.088/22. O texto será promulgado pela presidência da Alerj e publicado no Diário Oficial do Legislativo dos próximos dias.

Na justificativa do projeto, o deputado Luiz Paulo explica que a construção do museu, na praça Marechal Âncora, no centro do Rio, remonta ao passado militar da cidade do Rio de Janeiro.

“A antiga ponta do Calabouço abrigava o forte de São Tiago da Misericórdia em 1603, acrescido da prisão do Calabouço em 1693 para abrigar escravos malfeitores; a Casa do Trem, em 1762, para depósito das armas e munições do “trem de artilharia”, um ano antes da vinda da capital de Salvador para o Rio. O Arsenal de Guerra encontrou espaço lá em 1764, fortalecendo o caráter militar do complexo”, conta na justificativa do projeto.

O deputado ainda explica que o museu foi idealizado em 1922, “guiado pela perspectiva do “culto da saudade“ da memória nacional, numa linha nacionalista típica dos museus após a Primeira Guerra Mundial”. Hoje, o museu conta com um acervo com cerca de 170 mil itens, formado por coleções de objetos que datam desde a Antiguidade até os dias atuais.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu histórico nacional é homenageado com Medalha Tiradentes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu histórico nacional é homenageado com Medalha Tiradentes
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui