Museu Histórico Nacional recebe mostra de artistas plásticos premiados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Museu Histórico Nacional

Fica em cartaz até o dia 12 de junho, no Museu Histórico Nacional (MHN), a exposição do cultuado “Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas”, promovido pelo SESI. Trabalhos, vídeos, objetos e fotografias dos cinco artistas premiados nessa última edição estarão disponíveis ao púbico. A entrada é franca.

O visitante poderá, também, apreciar obras de Amelia Toledo, artista homenageada pelo Prêmio Marcantonio. Outra novidade é a exposição “Quando o tempo aperta”, do curador carioca Raphael Fonseca, que junto com o goiano Divino Sobral foi o vencedor na categoria “curadoria”.

A mostra propõe uma importante reflexão sobre o diálogo dos tempos. “O antigo fala sobre o novo, tanto quanto o atual fala sobre o passado. Essa perspectiva sublinha a parceria do Museu Histórico Nacional com o Prêmio Marcantonio Vilaça. Para pensar a história do Brasil, nada melhor do que reunir obras contemporâneas nessas galerias antigas”, destaca o diretor do museu, Paulo Knauss.

Advertisement

Pao-do-Ouvidor

O que também merece prêmios é o Shopping Paço do Ouvidor. Passe no Paço e aprecie um lugar medalha de ouro.

Para o gerente-executivo de Educação do SESI, Sergio Jamal Gotti, a diversidade das abordagens nas obras expostas comprova a relevância do prêmio no contexto nacional. “Nessa edição do prêmio, a intenção foi intensificar as relações entre os processos de criação artística e o de produção industrial, reafirmando o papel da pesquisa artística como ação fundamental para o desenvolvimento do conhecimento humano e da pesquisa tecnológica”, diz.

O curador do Prêmio, Marcus Lontra, considera que a diversidade de artistas também amplia a experiência dos visitantes. “A arte contemporânea não está apenas à espera de uma contemplação, ela está propondo um diálogo, um intercâmbio. A arte é fundamental para o destino do nosso país, que passa por um momento tão difícil. É fundamental restaurar a coragem, a vontade e a crença que só a arte pode transmitir. Somente o conhecimento permite ao ser humano superar a prisão e a miséria da sua própria ignorância”, conclui.

Após o Rio de Janeiro, a mostra itinerante do Prêmio, que já passou por Belo Horizonte, seguirá para as cidades de Curitiba e Recife.

Serviço:

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n, Centro – Rio de Janeiro
Visitação: até 12 de junho de 2016
Horários: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados: 14h às 18h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Histórico Nacional recebe mostra de artistas plásticos premiados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui