Museu Marítimo do Brasil anuncia Seminário Internacional

23 a 25 de novembro de 2021, o Museu Marítimo do Brasil apresenta o Seminário Internacional Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nos dias 23 a 25 de novembro de 2021, o Museu Marítimo do Brasil apresenta o Seminário Internacional Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas, promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Com transmissão online, o evento será veiculado no canal da Associação do Abrigo do Marinheiro, no YouTube, onde a audiência poderá fazer perguntas ao final das últimas palestras de cada dia.

No seminário, sempre das 10h às 12h, profissionais de diversos países, ligados ao campo museológico, participarão de debates com temáticas voltadas para a consciência marítima e a apresentação do Museu Marítimo do Brasil, que será construído na Zona Portuária do Rio de Janeiro, com previsão de abertura entre 2025 e 2026. O Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, e o curador do museu, Evandro Salles, são os porta-vozes deste futuro ponto de encontro, cultura e lazer na Cidade Maravilhosa.

A abertura do webinar contará, além do Vice-Almirante Mathias, com a presença do Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; da Vice-Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM – Brasil), Vera Mangas; e do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Machado Mastrobuono. A mediação será da Capitão de Corveta (T) Adriana de Matos Peixoto Rogerio Astorga, museóloga da DPHDM.

Ainda no dia 23, a partir das 10h30, o seminário passa a abordar o tema “O Museu Marítimo do Brasil e o Cenário dos Museus Marítimos”.Presidente do Congresso Internacional de Museus Marítimos (ICMM), Matthew Tanner dará um panorama sobre os museus marítimos no mundo.Em seguida, será a vez do curador Evandro Salles expor o conceito doprojeto da instituição. Encerrando o primeiro dia do seminário, os arquitetos Rodrigo Quintella Messina, Martin Benavidez e Francisco Javier Rivas, da equipe vencedora do concurso público nacional para a escolha do projeto arquitetônico do Museu Marítimo do Brasil, falarão sobre a proposta desenvolvida pelo grupo — as imagens deste trabalho podem ser vistas neste link

Advertisement

Em 24 de novembro, a mediação ficará por conta de Evandro Salles, com a temática “Curadorias e Públicos”.  Às 10h, a Diretora de Coleções e Engajamento de Público do Royal Museums Greenwich (Londres, Inglaterra), Gail Symington, discutirá sobre a visão estratégica do museu, tendo em vista os segmentos de arte, história e ciência. Já o curador do Museu Marítimo da Dinamarca (M/S Museet for Søfart, da cidade de Elsinore), Thorbjørn Thaarup, debaterá sobre areinvenção da arquitetura de museu. Por fim, o Diretor do Galata Museo del Mare (Gênova, Itália), Pierangelo Campodonico, discorrerá sobre interatividade e inclusão em museus. 

No último dia (25), a mediação das conversas sobre “Coleções e Exposições” caberá ao ex-Diretor do Museu Histórico Nacional, o professor doutor Paulo Knauss. Sob este contexto, o Chefe de Coleções e Pesquisa do Museu Marítimo Nacional (Het Scheepvaartmuseum; Amsterdã, Holanda), Jeroen van der Vliet,versará sobre o tema “Mares que Conectam Mundos: a coleção e suas dinâmicas”. Adiante, “Portugal e os Mares: a formação e os sentidos da coleção de embarcações” será o assunto da palestra do Diretor do Museu de Marinha (Lisboa, Portugal), Comodoro José Favinha. Já a Diretora Executiva do Museu Marítimo Åland (Stiftelsen Ålands sjöfartsmuseum, em Mariehamn, Finlândia), Hanna Hagmark, falará sobre omuseu, o mar e a cidade, e os processos de engajamento de comunidades locais. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Marítimo do Brasil anuncia Seminário Internacional
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Marítimo do Brasil anuncia Seminário Internacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui