Museu Nacional espera investimento do futuro prefeito do Rio

Diretor do Museu divulgou carta aos 14 candidatos à prefeitura do Rio em que fala sobre manutenção e conservação da Quinta da Boa Vista e apoio para a reconstrução do palácio principal, que foi destruído por um incêndio em 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu Nacional (Foto: Ricardo Moraes)

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, enviou uma carta aberta aos 14 candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro pedindo que o futuro prefeito invista na instituição, que foi destruída em um incêndio há dois anos. Kellner também faz um apelo pela manutenção e conservação da Quinta da Boa Vista, local onde fica o museu, na Zona Norte do Rio.

Segundo o comunicado, parte do Museu deverá ser reaberto ao público em 2022, quando se completa 200 anos da Independência.

Veja a mensagem na íntegra:

Mesmo em se tratando de uma instituição federal, nunca é demais enfatizar ser um privilégio para qualquer cidade brasileira ter em seu solo o primeiro museu do Brasil, cuja história está vinculada a do próprio país. Nesse sentido, estamos solicitando um engajamento maior da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nesse projeto, a partir de investimentos na manutenção e conservação da Quinta da Boa Vista e o apoio efetivo para a reconstrução do Palácio

Advertisement

O Museu Nacional tem um enorme potencial turístico e educacional, e a sua devolução à sociedade poderá ser uma das iniciativas que irão contribuir para trazer de volta o orgulho a todos os brasileiros, especialmente aos residentes na sofrida cidade maravilhosa, tão carente de agendas positivas.

Criamos o projeto Museu Nacional Vive e desenvolvemos diversas parcerias com organismos nacionais e internacionais, tais como Unesco, o Governo Federal da Alemanha, o BNDES e a Fundação Vale. Temos recebido apoio de instituições e agências federais como SPU-RJ, IPHAN, IBRAM, Capes, CNPq e estaduais, como a FAPERJ. Também houve fundamental aporte de recursos por parte do Ministério da Educação, da bancada de deputados federais do Rio de Janeiro (2018) e, mais recentemente, da ALERJ.

Precisamos devolver parte da instituição para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. Seria muito triste que nessa data tão marcante o local onde tudo aconteceu estivesse totalmente fechado.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional espera investimento do futuro prefeito do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui