Museu Nacional lança campanha para recomposição do seu acervo

A estimativa para a reconstrução do Museu Nacional é de 380,5 milhões de reais. Deste valor,  64% já foram captados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Peças doadas ao Museu Nacional da UFRJ para a reconstrução do seu acervo | Foto: Divulgação (MN/UFRJ)

Após três anos do incêndio, o Museu Nacional (MN) da UFRJ e o Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive (UFRJ, Unesco e Instituto Cultural Vale) anunciaram, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (2/9), a campanha para recomposição do acervo da instituição. O planejamento é receber 10 mil exemplares para quatro circuitos de exposição. O evento contou com a participação da reitora da UFRJ, Denise Carvalho.

Parte do novo acervo doado ao Museu Nacional/UFRJ pode ser conhecido ao acessar o site www.recompoe.mn.ufrj.br. Nele estão depoimentos de alguns doadores, como o diplomata aposentado do Itamaraty Fernando Cacciatore, que doou 27 peças greco-romanas, o pesquisador Wilson Savino, com uma coleção etnográfica africana, e o compositor e cantor Nando Reis, que doou uma coleção de caramujos. Todas as peças recebidas pelo Museu Nacional e a declaração de compromisso com a recomposição das coleções ? com alusão à Declaração de Independência do Brasil de 1822 ?  também podem ser acessadas nesta página.

Agora formalizamos uma ação que foi iniciada logo após o incêndio em 2018. A melhor resposta que podemos dar é a reconstrução do nosso acervo. Sem acervo expressivo, não teremos o Museu Nacional de volta”, destacou o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

O diretor do MN ressaltou o trabalho dos curadores da instituição para aprovação das novas peças recebidas. Essas peças ainda passam pelo crivo dos profissionais responsáveis pelas exposições do Museu. 

Advertisement

O planejamento da direção do MN/UFRJ é de que as 10 mil peças ocupem os 5,5 mil metros quadrados das quatro exposições da instituição: Histórico ( mil exemplares); Universo e Vida (4,5 mil exemplares); Diversidade Cultural (2,5 mil exemplares) e Ambientes do Brasil (2 mil exemplares). 

Avanço da reconstrução do Museu Nacional

A estimativa para a reconstrução do Museu Nacional é de 380,5 milhões de reais. Deste valor,  64% já foram captados. As obras do bloco 1 (bloco histórico) do Museu Nacional devem começar ainda em 2021. Os blocos 2 e 3 já têm os seus projetos executivos de obra aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). O projeto executivo do bloco 4 ainda aguarda a aprovação.

Desde o incêndio, em 2018, está sendo feito um trabalho de higienização e proteção dos elementos ornamentais e artísticos do local. Aproximadamente 50 profissionais, entre arquitetos, consultores e restauradores, atuaram na conservação de ornatos de salas históricas do Paço de São Cristóvão, escadaria monumental de mármore, pisos e pinturas murais, entre outros elementos.

“Nestes três últimos anos, toda a comunidade do Museu Nacional tem trabalhado com muita resiliência e capacidade de adaptação para reconstruí-lo. Faremos, assim, uma instituição mais moderna e com mais poder de interação com a sociedade. Os nossos parceiros estão sendo fundamentais para tornar o sonho da volta do Museu Nacional uma realidade”, vibrou a reitora da UFRJ, Denise Carvalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional lança campanha para recomposição do seu acervo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Nacional lança campanha para recomposição do seu acervo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui