Museu Nacional lança site com exposição virtual; obras devem ser concluídas até 2026

Está previsto que em 2022 ocorra a inauguração do Bloco 1, com a celebração do bicentenário da Independência do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estátua de Pedro II, na Quinta da Boa Vista, e Museu Nacional ao fundo - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta terça-feira (18/05), quando é celebrado o Dia Internacional dos Museus, o Museu Nacional lançou novo site com diversos conteúdos, entre eles uma exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”. Além disso, estão disponíveis diversas notícias e um cronograma das obras de restauração do museu, que foi atingido por um incêndio em 2018.

Segundo o cronograma divulgado no site, a previsão é que as obras sejam totalmente concluídas até 2026. Além disso, ainda “em 2021, está prevista a inauguração do campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional e, em 2022, a inauguração do Bloco 1, com a celebração do bicentenário da Independência do Brasil“, diz a Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, em uma publicação do site.

O site faz parte do projeto Museu Nacional Vive, responsável pelas obras de reconstrução do local na Quinta da Boa Vista. O projeto é resultado de uma cooperação técnica firmada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale.

Além destes parceiros, ele conta com patrocínio do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Advertisement

O Diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, afirmou ficar feliz com os avanços do projeto e que ele é feito mediante os objetivos do museu: “Ficamos muito felizes com os avanços do projeto Museu Nacional Vive, que consiste, entre outros, na restauração e reconstrução do Palácio. O projeto de arquitetura do seu interior encontra-se em formação, que será feito em conjunto com diversos parceiros, incluindo o IPHAN, levando-se em conta o que queremos ser: um museu de História Natural e Antropologia inovador, sustentável e acessível que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca e, ao mesmo tempo, nos leve a sonhar”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional lança site com exposição virtual; obras devem ser concluídas até 2026
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Nacional lança site com exposição virtual; obras devem ser concluídas até 2026
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui