Museu Nacional será homenageado em instalação no MAM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O pilotis do Museu de Arte Moderna recebe, a partir da próxima quinta-feira, uma instalação em homenagem ao Museu Nacional. A obra assinada pela agência Crama Design Estratégico faz parte da mostra Rio+Design, que integra a Semana Design Rio, até domingo. Os visitantes poderão caminhar sobre cinzas e ver, por meio de efeitos visuais, imagens do Museu Nacional renascendo das brasas.

Ricardo Leite, CEO e Diretor de Criação da Crama, garante querer passar uma mensagem de otimismo, apesar do quadro de desolação deixado pelo fogo. “As perdas são incalculáveis e irrecuperáveis. Mas, como o MAM conseguiu se reinventar após ter, há 40 anos, 90% de seu acervo destruído pelo fogo, assim também esperamos que o Museu Nacional consiga recuperar sua importância para a cultura do país”, afirma, lembrando o incêndio que em 1978 arrasou o prédio modernista e destruiu obras de nomes como Picasso e Miró.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio.
Passa no Paço.

Ricardo diz ainda que as duas tragédias mostram como é urgente realizar ações imediatas nos demais equipamentos culturais que estão no Rio. As fotos usadas na instalação estão sendo coletadas com visitantes, como uma forma de chamar a atenção para a importância da população como agente de valorização desses espaços.

Advertisement

Queremos lembrar ao público que a cultura está em cada um de nós, o quanto ela é importante para a construção de uma nação e como nós, cada um de nós, ao irmos aos museus e demonstrarmos consciência de nosso papel cultural, valorizamos e temos o poder de pressionar governos a também valorizarem e destinarem verbas para a cultura”, defende Ricardo Leite.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional será homenageado em instalação no MAM
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Nacional será homenageado em instalação no MAM
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui