Música Clássica com Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Concerto nº 4 de Beethoven pela pianista Maria João Pires NHK Symphony Orchestra e Herbert Blomstedt, regente

https://www.youtube.com/watch?v=pTXDZn-VSHA

MARIA JOÃO PIRES

O palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta quarta, 9/10, recebeu o deslumbrante recital da pianista portuguesa Maria João Pires. Uma referência mundial na interpretação dos compositores do classicismo e do romanstismo de Chopin, Maria estava em estado de graça, com uma concentração admirável no seu mundo de extrema magia e riqueza interna. O domínio da sonoridade é invejável, assim como o domínio do teclado apesar do tamanho pequeno de suas mãos. O extremo respeito aos textos e aos compositores é o seu maior trunfo, porque é fiel ao que os criadores escreveram sem passar nenhum tipo de vaidade ou mesmo co-composição.

A pianista está em estágio de maturidade profunda, blindada em sua arte encantadora, verdadeira e altamente invejável. As Sonatas de Beethoven transmitidas na invejável prefeição dos textos, isto é, sem nenhuma inclusão do romantismo, aliás um êrro comum entre vários artistas, “prever” um estilo ou querer ser mais do que os compositores. Nós temos o privilégio de conhecer todos os estilos, mas Beethoven não sabia o que viria em seu futuro da mesma forma que Chopin também não poderia antever. Ninguém poderia imaginar, Beethoven não poderia prever o romantismo e nem Chopin o modernismo.

Advertisement

Elucido isso para se ter a total visão e noção do mérito inquestionável de um artista do quilate de Maria João Pires quando é honesta, verdadeira  em executar os diferentes textos dos diferentes estilos. Venha mais ao Rio, Maria João, você deixa saudades. A admiração da coluna ao respeito de uma grande artista por si mesmo e pelos compositores, que do céu agradecem.

CAMERATA JOVEM

A Camerata Jovem faz concerto hoje, às 18h, no Espaço Guiomar NOvaes da Sala Cecília Meireles. Após retornar de uma turnê pela Suiça e Alemanha o conjunto apresenta um repertório barroco e tem a participação especial da violoncelista Marilu de Seixas Correa. 

Informações: 2332-9223
Espaço Guiomar Novaes
Sala Cecília MeirelesRua da Lapa,47 – Lapa

CONTRAPONTO

Situações em contraponto na cultura na cidade. Programações deixando a desejar, espaços de concertos sem a devida manutenção. Aparências duvidosas. Quanto enigma!

ORQUESTRA JOVEM

A Orquestra Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Sala Cecília Meireles em concerto especial no Dia das Crianças, dia 12, às 16h, com regência de Tobias Wolkmann.

Informações: 2332-9223
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa,47 – Lapa

O REINO DE DUAS CABEÇAS & A GALINHA LÍRICA

A série de concertos realizados com entrada franca apresenta o recital da pianista Maria Helena Andrade, dia 16, às 12h30, no CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua 1º de Março,66 – 44º andar – sala 26 – Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Música Clássica com Maria Luiza Nobre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Música Clássica com Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui