Música Clássica com Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

YO-YO MA adia seu recital no Rio para dezembro

A temporada da Dell’Arte de concertos terá um evento muito esperado adiado. Será o recital do célebre violoncelista Yo-Yo Ma, que já tem a nova data para o seu reencontro com o público da cidade. No dia 2 de dezembro, às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o artista executará a expressiva integral das Suites de Bach para violoncelo solo. Os ingressos comprados, permanecem válidos, segundo a assessoria da empresa.

MÚSICA CLÁSSICA ALIVIA E AJUDA OS DIFÍCEIS MOMENTOS

Com os acontecimentos que sensibilizam o planeta, podemos fazer uma reflexão sobre tudo, ou quase tudo. Muitos fazem uma pesquisa sobre suas vidas, outros estão ultrapassando bravamente as expectativas do controle e da capacidade de se estar só, e outros também procuram uma saída para aliviar a tensão do momento. Por mais que alguns tenham vivido sozinhos, no exterior, por exemplo, nos tempos de cursos de aperfeiçoamento, quando os estudantes geralmente podem se sentir nostálgicos quando estão sem as famílias, outras pessoas viajando ou simplesmente trabalhando, tudo é muito diferente do que as desagradáveis situações que estamos passando, vivencdo e, sobretudo nos mais distintos momentos em que o estresse, o cansaço, e a quase ansiedade chegam.

Advertisement

Gostaríamos muito para de sugerir aos leitores que ouçam música clássica, além de aliviar os pensamentos, acalma os sentidos e reanima a vida.

É interessante colocar para as crianças ouvirem, música clássica, e se possível podem sugerir que elas façam um desenho exemplificando a música que estão ouvindo. O efeito da música clássica é muito grande, em todos os níveis de idade. Quando um bebê começa a comer, nada mais alegre do que os Concertos para Flauta e Orquestra de Vivaldi, as crianças comem calmas, escutam o belo, é uma tranquilidade para as mães. Da mesma forma para os bebês, a Berceuse de Brahms, é um sonho para dormirem calminhos. Alguns Concertos para Piano e Orquestra de Mozart também são umas preciosidades para os pequeninos e para os jovens também. Existem conceitos onde acredita-se que obras de Mozart podem ajudar no desenvolvimento do cérebro.

Agora para os jovens e já adultos, sobretudo nos momentos de uma possível depressão, ansiedade ou mesmo tristeza, sugerimos vivamente a escuta dos Concertos de Vivaldi, que elevam o estado de espírito e trazem imediata alegria. O efeito da música é mutável para cada pessoa, e claro, cada um pode sentir emoções diferentes da outra, ouvindo a mesma obra. O que às vezes é profundo para uns, é desapercebido para outros. Sentimentos são raros, incógnitos e verdadeiros.

Pensamos em sugerir algumas obras,para os leitores fazerem suas agendas musicais, a melhor maneira é pesquisar no Youtube, onde o leque de títulos é expressivo e com artistas para todos os gostos. Os intérpretes que sugerimos, para os indecisos ou para os que desejarem apreciar um time de excelência da música clássica internacional, são nomes que fazem parte de gerações carismáticas, passadas e atuais. Pianistas como Arthur Rubinstein, Maurizio Pollini, Daniel Barenboim, Peter Frankl, Yuja Wang, Martha Argerich, Maria João Pires, violinistas como Isaac Stern, Itzhak Perlman, Pinchas Zukerman, Anne-Sophie Mutter, Julia Fisher, Sarah Chang, Renaud Capuçon, violoncelistas como Yo-Yo Ma, Mstislav Rostropovitch, Paul Tortelier, Mischa Maisky, Myung-Wha Chung, Lynn Harrell, Gautier Capouçon,somente citandos alguns estrangeiros, podem ser também ótimas escolhas.

As obras sugeridas são as seguintes:

ANTONIO VIVALDI – Concertos para Flauta e Orquestra
As Quatro Estações
Concerto para Mandolino e Orquestra
Concertos para Violino e Orquestra

J.S.BACH – Concertos para 1, 2, 3 e 4 cravos e/ou pianos
Concertos de Brandemburgo
Suites para Flauta e Orquestra

J.BRAHMS – Trios para Piano, Violino e Violoncelo
Quartetos para Piano, Violino e Violoncelo
Quinteto para Piano, Violino e Violoncelo
Sexteto de Cordas
Concerto Duplo para Violino, Violoncelo e Orquestra
Concerto para Piano e Orquestra nº2

R.SCHUMANN – Trios para Piano, Violino e Violoncelo
Quartetos para Piano, Violino e Violoncelo
Quinteto para Piano, Violino e Violoncelo
Concerto para Violoncelo e Orquestra
Sonatas para Violino e Piano

L.V.BEETHOVEN – Trios para Piano, Violino e Violoncelo
Sonatas para Violino e Piano
Sonatas para Violoncelo e Piano
Concertos para Piano e Orquestra 1,2, 3, 4 e 5
Concerto Tríplice para Piano, Violino, Violoncelo e Orquestra

G.FAURÉ – Trios para Piano, Violino e Violoncelo
Sonatas para Violino e Piano

S.RACHMANINOV – Concerto para Piano e Orquestra nº3
Sonata para Violoncelo e Piano

PROKOFIEV – Concerto para Piano e Orquestra nº3

SAINT-SAËNS – Sinfonia nº3 Op.78 “Órgão”
Concertos para Piano e Orquestra 2 e 4

A coluna deseja a todos muita saúde, paz e muito relax com a escuta da música clássica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Música Clássica com Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui