Música Clássica na Semana do Rio, por Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país, recebe artistas de vários lugares do planeta, em festivais rápidos, mas que já fazem parte do circuito de concertos especiais da cidade. Realização de dois masters classes com renomados artistas que oferecem a possibilidade de músicos brasileiros se aperfeiçoarem, mesmo por um dia, o que já é um lucro. Muita música para se ver, ouvir e gostar. E a surpresa da semana, os leitores poderão ler a coluna ouvindo o Concerto para Quatro Pianos de Bach-Vivaldi, com os melhores intérpretes do planeta.

Pinchas Zukerman I

O renomado violinista que visitará o Rio no final na última semana do mês, admirado por seu expressivo lirismo, dará uma Master Class, especial no dia 20, às 12h, na Sala Mário Tavares, no anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As inscrições para os estudantes já estão abertas, para os que desejem tocar no master class. A coluna dá a dica, as solicitações devem ser encaminhadas para: danguedes@yahoo.com até 10 de agosto.
Poucas vagas.

Pinchas Zukerman II

Pinchas Zukerman
Pinchas Zukerman

O concerto do importante violinista será realizado no dia 22, às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Semana que vem todos os detalhes na coluna. Corram para comprar seus ingressos.
Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano S/N – Centro

Música no Museu

Música no Museu Música Clássica na Semana do Rio, por Maria Luiza Nobre

Dia 9
12h30 – Duo Alcides Sotello Jr, harpa e Alcides Sotello, violão, Paraguai
Memorial Getúlio Vargas 

Advertisement

18h- Madrigal Cruz Lopes
Participação especial Alcides Sotelo Jr., harpa- Paraguai
Igreja N. Sª da Gloria

Dia 10
13h – Duo Alcides Sotello Jr, harpa e Alcides Sotello, violão,  Paraguai
Memorial Getúlio Vargas 

16h – Tambores do Japão Participação especial Alcides Sotelo Jr, harpa 
Memorial Getúlio Vargas

Dia 11
13h – Concerto em Comemoração ao Dia dos Pais
Duo Alcides Sotello Jr, harpa e Alcides Sotello, violão- Paraguai
Memorial Getúlio Vargas

Dia 12
12h30 – Duo Alcides Sotello Jr, harpa e Alcides Sotello, violão- Paraguai
Igreja N. Sª da Gloria


Dia 13

12h30h – Tamie Kotahara & Alejandro Barrios, koto- Japão
Memorial Getúlio Vargas

Dia 14
12h30h
Pre-Raman – harpa- India/AfricaCentro
Cultural Banco do Brasil – CCBB

Masterclass com Michael Fabiano (Tenor Americano)

Michael Fabiano Música Clássica na Semana do Rio, por Maria Luiza Nobre

Cantores líricos de todo o país podem se candidatar a masterclass com Michael Fabiano. A inscrição vai até a próxima sexta-feira,dia 09, para a aula gratuita com o premiado tenor norte-americano, que será realizada dia 21 de agosto. O objetivo do evento é revelar e aperfeiçoar talentos entre os jovens cantores líricos brasileiros, proporcionando uma chance única de contato com artistas em alta na cena do canto internacional. Para se candidatar, o profissional ou estudante de canto, com idade máxima de 35 anos, deve mandar e-mail para selecao.tmrj@gmail.com até esta sexta-feira,incluindo documento de identidade escaneado; foto escaneada; um breve currículo; duas árias de ópera, de livre escolha, sendo pelo menos uma obrigatoriamente italiana, a serem apresentadas na masterclass; e dois links para gravações disponíveis on-line, em vídeo ou somente áudio.

Serão selecionados 10 participantes ao todo (sendo 5 efetivos e 5 suplentes), por uma comissão composta por maestros e diretores do TMRJ, a partir de gravações cujos links deverão ser enviados no ato da inscrição. A masterclass acontecerá dia 21 de agosto, às 17h, na Sala Mário Tavares, no prédio anexo ao Theatro Municipal. Michael Fabiano ganhou os dois principais prêmios de canto nos EUA, o Beverly Sills Artist Award e o Richard Tucker Award, em 2014, e já se apresentou nos principais teatros de ópera do mundo, uma lista que inclui o Metropolitan Opera de Nova York, a Ópera de São Francisco, a Ópera da Austrália, o Teatro Real da Espanha, a Ópera Nacional de Paris e o Alla Scala de Milão, entre outros. Recentemente, lançou um CD dedicado às árias de Verdi e Donizetti. Sobre Fabiano, a revista Opera Wire disse que “desde a sua estreia impetuosa no Met, o jovem cantor tem mostrado tanta paixão no palco que parece ser um tenor dos anos dourados da ópera”.

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Sala Mário Tavares
Av.Almirante Barroso,14

Violoncelos

Orquestra de Cordas e Violoncelos de Volta Redonda
Orquestra de Cordas e Violoncelos de Volta Redonda

Vários violoncelistas, como Dave Haughey, David ChewGunther Tiedemann se apresentarão no 25º Encontro Internacional de Violoncelos, neste domingo, dia 11, às 16h na Igreja da Candelária, com a Orquestra de Cordas e Violoncelos de Volta Redonda sob a regência de Sarah Higino, com entrada franca.

Igreja da Candelária
Praça Pio X, Centro

Violoncelos da Noruega

Rio International Cello Encounter
Rio International Cello Encounter

No próximo sábado,dia 10, às 12h,quem passar na CADEG, poderá ouvir sons de instrumentos de cordas. O Quarteto Norueguês Cellolyd, que realiza o festival anual Cellolyd na Noruega, nas ilhas de Lofoten, região acima do círculo ártico e conhecida por ser o principal centro da pesca do tão conhecido Bacalhau da Noruega, estará fazendo uma apresentação no local. Uma experiência, com certeza, inesquecível.

O conjunto que está no Brasil para participar do Rio International Cello Encounter, é formado por Kaja Fjellberg Pettersen, Liv Opdal, Einar Halle, Kaja Fjellberg Pettersen, Lisa Isabel Holstad e também contará com a apresentação do músicos Adreil Kelicio, Kelvin Kelicio e Gibran Moraes, da Camerata Laranjeiras.

No repertório, clássicos da música tradicional de Lofoten e da própria Noruega, além da homenagem ao Brasil, tocando “Mourão”, do compositor César Guerra-Peixe, e “Saudade faz um samba”, do pai da bossa nova, João Gilberto.

Avi Avital

Avi Avital
Avi Avital

O bandolinista israelense Avi Avital faz sua estréia na cidade, dia 19, às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde será solista da orquestra alemã L’arte del mondo, com regência do maestro Werner Ehrhart. No programa obras de Bach, Vivaldi e Bartók.

Artista exclusivo da Deutsche Grammophon, Avi Avital explora a herança cultural por ele compartilhada e traz à luz,em diálogo, suas diferentes experiências musicais de clássicos e jazz. O músico nasceu em Be’er Sheva, no sul de Israel, e começou a aprender o bandolim aos oito anos e logo se juntou à orquestra juvenil de bandolins fundada e dirigida por Simcha Nathanson .Fundou a Academia de Música de Jerusalém e no Conservatório Cesare Pollini, em Pádua, Itália, onde estudou com o renomado Ugo Orlandi.

Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano S/N – Centro

Mulheres

Priscila Bomfim
Priscila Bomfim

Beit Lubavitch Rio apresenta a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro, a pianista Zelia Chueke e regente Priscila Bomfim, em concerto único no dia 12, às 20h. No programa obras de C.Debussy, C.von Weber e W.Mozart.

O concerto beneficente terá a renda em prol do Lar da Esperança.

Informações: Sala-2332-9223 e Beit Lubavitch-3543-3751
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa,47 – Lapa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Música Clássica na Semana do Rio, por Maria Luiza Nobre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Música Clássica na Semana do Rio, por Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui