Laura Buarque, vencedora da primeira semana - foto tirada antes da pandemia - Foto: Divulgação

A Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM) decidiu ampliar a proposta de dar mais visibilidade a artistas do interior do Rio de Janeiro. Desde a semana passada, as músicas selecionadas no quadro “Talentos do Interior”, do programa Giro RJ, passam a integrar a programação musical fixa da rádio. 

“O Giro RJ vai além de valorizar as ações desenvolvidas nos 92 municípios do nosso estado, pois abre portas para aqueles que não seriam ouvidos em outros espaços. A Roquette-Pinto quer mostrar que dá oportunidade a todas as vozes, principalmente as relacionadas à nossa cultura“, disse o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide.

“Agora, com o Giro RJ, a gente amplia nossa busca por novos artistas em todo o estado do Rio de Janeiro. Tem muita gente boa por aí, e estamos atrás delas”, reforça Toni Platão, diretor artístico da rádio.

No formato atual, a música escolhida pelo público ao longo da semana pelas redes sociais da rádio já é executada na sexta-feira durante a abertura e no encerramento do programa.  Agora, será feita uma nova seleção: o vencedor de cada semana participa de uma nova disputa para definir quem terá a oportunidade de ter a música na programação da rádio.

Na última sexta-feira (24/09), por exemplo, a vencedora da primeira semana foi a cantora e compositora Laura Buarque, de 19 anos, nascida em Petrópolis. Em maio ela lançou seu primeiro single, “O Que Me Espera”, que já conta com quase 11 mil plays no Sportify. 

Para a apresentadora do programa, a jornalista Gabriela Hilário, a iniciativa vai contribuir ainda mais para a visibilidade profissional dos músicos do interior do Rio: “É muito gratificante saber que estamos ajudando a realizar os sonhos das pessoas. A cultura foi muito afetada durante a pandemia, e essa é mais uma oportunidade para a classe artística se reestruturar“.

Como participar

Toda semana, uma região do estado é indicada para participar do “Talentos do Interior” do programa Giro RJ: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde. O público vota, por meio das redes sociais da Roquette-Pinto, nos músicos da região indicada. Na sexta-feira, o vencedor semanal com mais votos, entre outros critérios a serem seguidos, tem a música tocada no programa. Entre os critérios, é necessário estar seguindo a página da rádio e o artista ter enviado a música anteriormente para o e-mail musicagirorj@gmail.com.

Ao fim de quatro edições do “Talentos do Interior”, haverá uma nova votação com os últimos vencedores para que seja escolhida a música para integrar o casting da rádio. A votação será em três etapas: participação do público (o mais votado pelas redes sociais), do diretor musical da rádio e de um artista convidado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui