Na Praia de Copacabana, quem teve mais público foi o Papa Francisco

Nem Madonna nem os Rolling Stones: Sumo Pontífice reuniu entre 3,5 milhões e 3,7 milhões de fiéis durante a Missa de Envio, realizada no dia 28 de 2013, na Praia de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vatican News

Apesar de não ser um artista pop, o Papa Francisco foi o maior o sucesso dos anos de 2000 na Praia de Copacabana. A expectativa do show de Lady Gaga, que será realizado em maio deste ano, gerou uma disputa entre os fãs da cantora e os de Madonna sobre quem atrairá mais pessoas para as areias da Princesinha do Mar. Mas foi o líder católico apostólico romano que bateu todos os recordes.

Coube mesmo ao argentino Jorge Bergoglio, então recém elevado ao papado em 13 de março de 2013, bater o recorde de público no século XXI, no maior palco a céu aberto do mundo, ao participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que teve início em 23 de julho e término no dia 28 do mesmo mês de 2013. O grande evento católico entrou para a história da cidade nos quesitos organização e segurança.

Segundo medições feitas na ocasião, Francisco reuniu 3,7 milhões de fiéis durante a Santa Missa de Envio, realizada no dia 28, na Praia de Copacabana. No dia 27, uma vigília noturna já havia reunido cerca de 3 milhões de pessoas. Moradores de Copacabana desciam e alimentavam e serviam água aos milhões de jovens que dormiam nas calçadas.

A cerimônia eucarística foi o encerramento de um evento coroado pelo sucesso de organização, participação e devoção católica, demonstrando que, ao contrário do que muitos afirmavam, o catolicismo está muito vivo entre os jovens de todas as idades da cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil teve o privilégio de receber o Santo Padre em sua primeira viagem internacional, quatro meses depois de assumir o Papado. Durante a sua incursão à Cidade Maravilhosa, marcada pela simplicidade, receptividade e amorosidade da população, Francisco visitou hospitais e favelas do Rio de Janeiro, além de prestigiar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São de Paulo.

A Jornada Mundial de Juventude no Rio, com a presença do Papa e de inúmeras lideranças católicas foi, sem dúvida, um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunião milhões de católicos e simpatizantes do mundo inteiro na Paria de Copacabana. Todos motivados pela fé e pela reverência ao Sumo Pontífice, que acabava de assumir a liderança de Igreja de Pedro e que foi o epicentro de um momento único para os fiéis católicos de todo o planeta.

Showbiz

O Guinness Book – o Livro dos Recordes – atribui ao cantor britânico, Rod Stewart, o recorde de público nas areias de Copacabana, no réveillon de 1994. Pelo Guinness, o cantor teria reunido 3,5 milhões de pessoas, incluindo quem estava na praia para ver apenas a queima de fogos.

Ainda segundo o Guinness Book, o mundo do espetáculo gerou outros dois recordes marcantes para os amantes do Pop/Rock, também em Copacabana. Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones trouxeram ao Rio a turnê “A Bigger Bang”e colocaram uma multidão de cerca de 1,2 milhão nas areias de Copacabana.

Em 4 de maio de 2024, foi a vez da eterna diva do Pop, Madonna, reinar no encerramento da sua “Celebration Tour”, com um público estimado em 1,6 milhão de pessoas. Apesar das danças controversas e da sexualização excessiva durante todo o show, foi um recorde para um artista single e a primeira vez que uma artista mulher superou 1 milhão de espectadores, segundo a Riotur e a promotora Live Nation.

A expectativa é de que Lady Gaga atraia mais de um milhão de pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na Praia de Copacabana, quem teve mais público foi o Papa Francisco

5 COMENTÁRIOS

  1. É demonstrado fisicamente e matematicamente q se colocarem 4 pessoas por metro quadrado do canto do Leme ao forte de Copacabana, da beira dágua até a fachada das edificações caberiam no máximo 3,2 milhôes de pessoas, sem espaço para qq palco e sem ter como se movimentar, daí vem algum energúmeno falar em milhôes de pessoas. Madona atraiu no máximo 160 mil pessoas, e isso fazendo muita vista grossa para o cálculo pois, em realidade, não foram sequer 100 mil.

  2. Esqueceram que o Papa João II até só por passar por Copacabana em 1981 reuniu muita gente….a missa foi no Aterro…uma multidão…mas passou de ônibus ,e em cada ponto q ele passava era um mar de gente!!!
    Q nada q aquela velha vadia reúne gente…reúne bichos…e aquela múmia drogada ,caquética tbm!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui