Na semana da mulher, Centro Cultural Justiça Federal recebe visita inédita de presidiárias

A atividade faz parte do V Encontro Mulher, Poder e Democracia que se realiza no Centro Cultural Justiça Federal, presencialmente e on-line, de 7 a 9 de março, quando serão realizados uma série de encontros/debates sobre o tema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em evento inédito no circuito artístico e cultural brasileiro, o Centro Cultural Justiça Federal, que funciona no antigo prédio do STF localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, receberá no dia 07/03 de março, segunda-feira, para uma visita muito significativa, um grupo de 25 detentas do sistema prisional Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica.

Em programa cultural idealizado pelo Centro Cultural Justiça Federal e organizado em conjunto com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária-SEAP, o grupo de detentas, além de poder conhecer o belo edifício de arquitetura eclética do começo do século XX, tem como seu principal objetivo, a visita à exposição Ausência – Correspondência Fotográfica, da fotógrafa Nana Moraes. A mostra foi concebida a partir de projeto desenvolvido pela artista dentro da penitenciária feminina Nelson Hungria, Complexo de Gericinó, no RJ. Fotografando, recolhendo cartas, mensagens gravadas e registros pessoais, Nana Moraes estabeleceu uma ponte de comunicação e reatamento de laços entre um grupo de mulheres encarceradas e seus familiares e entes queridos. Laços na maioria das vezes destroçados pela trágica situação carcerária, que lhes acentua a solidão e deslocamento social. Posteriormente, com o material reunido, a artista produziu em bordados de textos, imagens e colagens de fotografias, as páginas de um livro que documentará poeticamente todo o processo. Essas imagens-páginas, feitas em tecido, constituem a base do material exposto e, em breve, aparecerão em formato de livro. A mostra apresenta também fotos e um audiovisual.

As detentas serão recebidas pelo Setor Educativo do Centro Cultural, que, em visita orientada, serão levadas pelo prédio, inclusive ao icônico plenário do STF onde julgamentos históricos tiveram lugar. Depois disso, a fotógrafa Nana Moraes e o curador da exposição, o também fotógrafo Milton Guran, percorrerão com o grupo, a exposição, dando a elas, a oportunidade de conhecer o resultado do projeto do qual foram razão e sentido, além de poderem conversar e discutir com a autora todo o processo. Nesse trabalho, a artista-fotógrafa Nana Moraes pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que abre seu instrumental artístico às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de empatia amorosa e simbiose crítica, que marcam definitivamente seu resultado.

A atividade faz parte do V Encontro Mulher, Poder e Democracia que se realiza no Centro Cultural Justiça Federal, presencialmente e on-line, de 7 a 9 de março, quando serão realizados uma série de encontros/debates sobre o tema.

A visita não será aberta ao público. Estarão presentes o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, a diretora-geral do CCJF, desembargadora Simone Schreiber, além do curador de artes visuais do CCJF, Evandro Salles.

No mesmo dia 7, no canal do youtube do CCJF, haverá a abertura do V Encontro Mulher Poder e Democracia, onde mulheres que se destacam na ciência, na arte, na política e no direito debaterão suas experiências.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na semana da mulher, Centro Cultural Justiça Federal recebe visita inédita de presidiárias
lapa dos mercadores 2024 Na semana da mulher, Centro Cultural Justiça Federal recebe visita inédita de presidiárias

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui