Na Semana da Mulher, MetrôRio promove campanha de prevenção e combate à violência

Durante o período, entre os dias 7 e 11 de março, serão promovidas rondas nos vagões femininos para atendimento e orientação às passageiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O MetrôRio colocará em ação uma série de medidas de prevenção e combate à violência contra as mulheres, na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8). As ações ocorrem entre os dias 7 e 11 de março e são encabeçadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do programa Empoderadas, que conta com o apoio do MetrôRio.

Durante o período serão promovidas rondas nos vagões femininos – nos períodos da manhã (6h às 9h) e da tarde (17h às 20h) – para atendimento e orientação às passageiras. As mulheres também poderão participar de uma consulta pública para identificar casos de violência e traçar um perfil das vítimas. A pesquisa foi criada pelo programa em parceria com o núcleo de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Também circularão pelas composições equipes do programa Empoderadas, lideradas por Érica Paes, criadora do grupo, que darão informações sobre o projeto e sobre violência contra as mulheres. As usuárias do metrô poderão ainda esclarecer as suas dúvidas sobre como denunciar casos de ameaças, agressão física, abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.

O público circulante no sistema metroviário terá também acesso, através dos painéis de TVs dos trens do MetrôRio, a vídeo informativo e aviso sonoro nas plataformas de embarque sobre canais de atendimento, acolhimento, orientação jurídica e psicológica e de promoção e incentivo ao empreendedorismo. As informações, que estarão disponíveis durante o mês de março, poderão ser acessadas por meio de um QR Code, que será exibido nas telas e lido pelas câmeras dos celulares.

Advertisement

Após o encerramento das atividades de conscientização, o programa Empoderadas e a Uerj produzirão um relatório que pode servir de base para a elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

SERVIÇO:

Dia Internacional da Mulher:

Ação de prevenção e combate à violência contra a mulher nos trens do metrô

Ronda nos vagões femininos:

Datas: 7, 8, 9, 10 e 11 março (de segunda a sexta-feira)

Horários: das 6h às 9h e das 17h às 20h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na Semana da Mulher, MetrôRio promove campanha de prevenção e combate à violência
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Mas por que vagão Rosa? Os esquerdistas progressistas avançadíssimos não foram contra o governo federal afirmando que sexo não tem cor? Não teve apresentador famoso ventindo o filho de rosa e a filha de azul pra provar que o governo federal estava errado? Cadê a lacração??????? Então a ministra Damares sempre esteve certo quando defendeu “menido de azul, menina de rosa”e a oposição só queria criticar por criticar????? Estou confuso…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui