Na última semana, uma em cada sete mortes por Covid no Brasil ocorreu no RJ

Segundo os dados, o estado do Rio registrou 748 mortes por Covid em uma semana, enquanto o país teve 5.363 óbitos pela doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cemitério São João Batista | Foto: Marcos Tristão

Uma em cada sete mortes causadas pela Covid-19 no Brasil nos últimos sete dias ocorreram no estado do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo portal de notícias “G1”. Segundo os dados, o estado fluminense registrou 748 mortes por Covid no período, enquanto o país teve 5.363 óbitos pela doença.

A população estimada do Brasil é de cerca de 211 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a do Rio, é de 17,3 milhões. Ou seja, a proporção de habitantes do Rio para cada brasileiro é de um a cada doze.

Ainda segundo o portal de notícias, a média móvel de mortes no estado do Rio é de 106 por dia, enquanto no país é de 766.

Aumento de mortes de idosos com duas doses de vacina

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde apontou um aumento no número de mortes de idosos que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. Sem divulgar os dados estatísticos, a secretaria verificou que aumentaram as mortes de idosos com esquema vacinal completo na semana epidemiológica 22 (de 30 de maio e 5 de junho de 2021).

Advertisement

A Secretaria Estadual de Saúde destacou que o tipo de imunizante não foi relevante no resultado da análise.

As vacinas aplicadas no Brasil são seguras e eficazes. Reflexo disso é que houve uma redução de 65% nos óbitos de pessoas com mais de 70 anos, quando comparados os meses de janeiro e julho deste ano. Em janeiro, foram 2.440 óbitos e em julho, 849. Embora os imunizantes tenham efetivamente reduzido os óbitos em idosos, pessoas nesta faixa etária apresentam mais comorbidades e condições de saúde mais fragilizadas devido à imunossenescência, deterioração natural do sistema imunológico provocada pelo envelhecimento”, explicou a secretaria, em nota, para a Agência Brasil.

ebc Na última semana, uma em cada sete mortes por Covid no Brasil ocorreu no RJ
ebc Na última semana, uma em cada sete mortes por Covid no Brasil ocorreu no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na última semana, uma em cada sete mortes por Covid no Brasil ocorreu no RJ
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui