NASA e Prefeitura do Rio renovam parceria para previsão de inundações

Além de previsão de inundações, parceria também contará com medição de qualidade do ar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) - Foto: Divulgação/Flickr

A cidade do Rio de Janeiro ganhará um modelo de previsão de inundações urbanas que permitirá à Prefeitura do Rio se antecipar às consequências de eventos climáticos extremos, ampliando seu poder de resposta. O modelo, que abastecerá de informações o Centro de Operações Rio, é um dos projetos previstos dentro da renovação do acordo de cooperação institucional do município com a agência espacial americana NASA.

Firmada originalmente em 2015, a parceria foi ampliada por mais cinco anos e gerará ainda uma aplicação que permitirá emitir alertas de qualidade do ar. Atualmente em desenvolvimento por técnicos da NASA e do Instituto Pereira Passos (IPP), as aplicações devem estar em operação no segundo semestre deste ano.

A Prefeitura do Rio e a NASA anunciam o desenvolvimento destas novas aplicações e celebram a renovação do acordo de cooperação nesta quarta-feira, dia 27/01/2021, às 11h, em evento online que será conduzido pelo Consulado dos Estados Unidos no Rio, seguido de uma coletiva de imprensa também online. O evento será transmitido pelo canal de YouTube da Embaixada Americana no Brasil.

Projetado para compartilhar dados, modelos e conhecimentos científicos e operacionais, o acordo permitirá ainda que técnicos do IPP e da NASA possam aperfeiçoar o modelo Avaliação de Perigos de Deslizamento para Consciência Situacional (LHASA), que monitora os riscos de deslizamentos de terra na cidade. Usado pelo Centro de Operações Rio, o LHASA foi o resultado mais expressivo do trabalho conjunto das instituições nos primeiros cinco anos do acordo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp NASA e Prefeitura do Rio renovam parceria para previsão de inundações
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui