Nathália Félix: o que é o veganismo?

Sendo um tópico muito debatido na internet, o veganismo ainda é um assunto que traz algumas dúvidas, sendo muitas vezes confundido com o vegetarianismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rita-??? und ? mit ? from Pixabay

Saiba tudo sobre esse estilo de vida que busca não colaborar com a exploração de animais e valorizar o bem-estar!

Sendo um tópico muito debatido na internet, o veganismo ainda é um assunto que traz algumas dúvidas, sendo muitas vezes confundido com o vegetarianismo ou até mesmo como apenas um tipo de dieta.

Uma dieta que vai além da alimentação

O veganismo é uma filosofia e estilo de vida que, na medida do possível, busca excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais em sua alimentação, mas também em vestuário, consumo de marcas e produtos. Dessa forma, consiste em utilizar alternativas livres de origem animal em todos os seus aspectos de rotina.

Porém, apesar de não se restringir às refeições, tais mudanças à mesa e em sua dieta chamam mais atenção. Com o acompanhamento correto, junto a um profissional especializado em nutrição, é possível conferir diversos benefícios desse estilo de vida.

Advertisement

Benefícios do veganismo

Além de sentir-se melhor por evitar a crueldade animal, um dos benefícios do veganismo é a melhora do bem-estar e da saúde. Ao introduzir esse tipo de dieta em sua vida, existe um risco menor de muitas doenças crônicas, inclusive as cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo câncer.

Uma dieta vegana auxilia na perda de peso, abaixa os níveis de glicose, triglicérides e colesterol, uma vez que boa parte da gordura saturada vem de origem natural. Além disso, priorizar itens do reino vegetal é um ótimo caminho para melhorar a flora intestinal.

A importância de um acompanhamento nutricional

Retirar tantos alimentos e tipos de nutrientes vindos de certas comidas, principalmente de uma vez só, pode ser um tanto quanto desafiador e causar um déficit em seu organismo. Por isso, o ideal é fazer essa transição de estilo de vida junto a um nutricionista ou nutrólogo, uma vez que é mais do que necessário um planejamento para garantir a adequação nutricional em uma dieta vegana.

É preciso prestar atenção a alguns detalhes específicos, como a ingestão de proteínas, uma vez que elas são ricas em alimentos de origem animal. Mas, com um bom plano alimentar, é possível manter um adequado consumo através de fontes totalmente vegetais, como por exemplo:

  • Soja
  • Feijão
  • Grão-de-bico
  • Lentilha
  • Quinoa
  • Arroz

Ponto importante a ser considerado, a vitamina B12, fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo, precisa ser rotineiramente avaliada em pessoas que optam pela dieta vegetariana estrita ou vegana, uma vez que a deficiência desta pode ocorrer com maior frequência nesta população.

Além disso, outro ponto de atenção é a produção de cálcio e vitamina D, uma vez que mesmo com produtos alternativos para quem entra nesse tipo de estilo de vida, o ideal é buscar fontes diretamente na alimentação. A vitamina D, por exemplo, é encontrada em cogumelos expostos ao sol

Mudanças reais em seu corpo e organismo

Ao contrário do que muitos pensam, o veganismo é um ótimo aliado e não é impeditivo para um estilo de vida mais musculoso. Com o acompanhamento correto, é possível alinhar com a atividade física e ingerir alimentos que são fonte de proteína, como as leguminosas.

Tornar-se vegano é um processo que não acontece da noite pro dia, mesmo que você esteja querendo começar esse novo estilo de vida logo, mantenha as expectativas e não esqueça do acompanhamento profissional!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nathália Félix: o que é o veganismo?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui