Nesta quinta-feira (5), o Núcleo de Ativação Urbana (NAU) realiza ação “Porto de Oportunidades”. O evento, que acontece das 9h às 15h, é voltado para o cadastramento e encaminhamento de candidatos para vagas de emprego. Com a ação, o NAU pretende fortalecer a conexão entre empresas e talentos da região. O “Porto de Oportunidades”, que conta com as parcerias do Distrito Empresarial do Porto (DEP) e da Prefeitura do Rio de Janeiro, acontece no NAU Cidades, na Avenida Professor Pereira Reis, 36, Santo Cristo.
Como uma das áreas de mais se desenvolve no Rio, o Porto Maravilha é o foco da inciativa do NAU e do DEP, que visam intensificar a inclusão e o desenvolvimento socioeconômico local. A dinamicidade do Porto é inegável e tem atraído empresas e investidores. Todos interessados nas potencialidades da região, onde foram vendidos mais de 9 mil residenciais e que conta ainda com o Terminal Gentileza e diversos aparelhos de cultura e turismo. A atratividade local será ainda mais intensificada com a construção do estádio do Flamengo.
O diretor do NAU, Hiroshi Shibuya afirma que o “Porto de Oportunidades” ultrapassa os limites de uma ação pontual, sendo um reflexo do potencial transformador gerado pelas parcerias entre a iniciativa privada, a sociedade civil e o poder público, representado pelos apoios das secretarias municipais de Trabalho e Renda, Assistência Social, Saúde e Cidadania, e Procon Carioca, além do Sebrae.
O presidente do Distrito Empresarial do Porto, Leonardo Ribeiro, ressalta que, com o evento, o DEP pretende promover o engajamento das empresas da região na criação e ampliação de oportunidades de trabalho, especialmente para candidatos da própria região.
“A região portuária do Rio de Janeiro concentra grandes empresas e startups, e vem se consolidando como um polo estratégico de oportunidades, especialmente para quem reside na região. O ‘Porto Oportunidades’ surge como uma plataforma para as empresas se conectarem com os moradores locais, oferecendo uma vitrine de oportunidades de emprego em diferentes áreas. O Distrito Empresarial do Porto do Rio cumpre com o papel de impulsionar o engajamento das empresas da região com a apresentação de novas oportunidades, criando uma ponte direta entre empresas e candidatos, para que as vagas sejam preenchidas especialmente por profissionais da própria região. Esse é um movimento que reconhecemos como facilitador de oportunidades, provendo o avanço da Zona Portuária da nossa cidade, trazendo para perto a população local”, assinala Leonardo Ribeiro.
Com a estimativa de receber mais de 20 mil novas famílias, a região necessita ampliar o seu mercado de serviços e comércio para suprir as demandas dos novos moradores.
“A parceria entre governo e iniciativas como o Núcleo de Ativação Urbana (NAU) e o Distrito Empresarial do Porto (DEP) é fundamental para gerar empregos e criar oportunidades para quem mais precisa. Estamos criando pontes entre quem procura emprego e quem precisa contratar”, comenta Everton Gomes, secretário de Trabalho e Renda do município do Rio.
O “Porto de Oportunidades” também contribuirá para a elaboração de um relatório sobre o território do Porto Maravilha, que tomará como base os dados coletados durante a ação. O documento fará uma análise dos principais gargalos regionais, como: demandas de capacitação profissional, índices de desemprego e áreas de mão de obra qualificada já disponíveis. O relatório será enviado para organizações e empresas interessadas em investir e promover o desenvolvimento da região.
O “Porto de Oportunidades” é um projeto conjunto do DEP, NAU e @Trabalho.Rio para criar as condições necessárias para que a região do Porto possa atender às demandas econômicas e sociais crescentes da cidade, e se consolidar como um polo de oportunidades e de desenvolvimento sustentável.